Tribuna Ribeirão
Política

Pesquisa Ibope – Bolsonaro tem 28%; Haddad sobe 11 pontos

A quarta pesquisa Ibope/ Estado/TV Globo desde o início oficial da campanha eleitoral nas eleições 2018 revela que o can­didato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, subiu 11 pontos porcentuais em uma semana e se isolou na segunda colocação, com 19%, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que oscilou dois pontos porcen­tuais para cima e chegou a 28%.

A seguir aparece Ciro Gomes (PDT), que se manteve com os mesmos 11% da semana anterior. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou dois pontos para baixo, de 9% para 7%. E Marina Silva (Rede) caiu três pontos, de 9% para 6%.

“Com esse crescimento de Haddad, a probabilidade de haver segundo turno entre ele e Bolsonaro aumentou sig­nificativamente, embora não se possa descartar totalmente outros cenários”, disse Marcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência.

A pesquisa divulgada nesta terça, 18, é a primeira do Ibope que capta os efeitos da oficiali­zação de Haddad como candi­dato do PT, ocorrida no dia 11. Em sua primeira semana como substituto de Luiz Inácio Lula da Silva – condenado e preso na Operação Lava Jato -, ele avan­çou de 8%, patamar que o colo­cava em situação de empate téc­nico com três adversários, para 19%, abrindo oito pontos de vantagem sobre Ciro, seu prin­cipal rival na disputa por uma vaga no segundo turno.

O levantamento é também o segundo desde que Bolsonaro foi esfaqueado em Juiz de Fora (MG), quando participava de um evento de campanha. Desde então, ele subiu seis pontos por­centuais, de 22% para 28%.

Os candidatos do PSL e do PT são os dois únicos que apre­sentaram tendência de alta des­de o início da série de pesquisas Ibope, em 20 de agosto.

O Ibope foi às ruas entre os dias 16 e 18 de setembro. Fo­ram entrevistadas 2.506 pessoas em 177 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há 95% de chance de os resultados refletirem o atual momento elei­toral. A pesquisa foi contratada pelo Estado e pela TV Globo. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-09678/2018.

Postagens relacionadas

RP terá de divulgar receita com multas

Redação 1

Defesa de Lula diz que absolvição é ‘prova de inocência’

Redação 1

Câmara aprova projeto ‘medieval’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com