A segunda edição do AutoShopping Ribeirão, realizada no último final de semana – de 13 a 15 de setembro –, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, registrou alta de 10% no volume de vendas, na comparação com o ano passado. O feirão, considerado o maior evento de vendas de automóveis zero quilômetro do interior paulista, reuniu mais de mil modelos de carros e motocicletas de onze marcas nacionais e internacionais, desde os modelos compactos até SUVs, semiautônomos, híbridos e pick-ups.
Segundo Sérgio Barzotto, um dos responsáveis do AutoShopping Ribeirão e diretor de vendas da Atri Fiat e RP Jeep, todos os veículos foram comercializados durante o feirão com valores diferenciados e taxas a partir de 0% ao mês. “Tivemos uma grande procura pela venda de carros através do sistema PCD (Pessoas com Deficiência), produtor rural e CNPJ (cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)”, destaca.
Durante os três dias, um dos diferenciais do AutoShopping Ribeirão foi o horário estendido, das dez às 22 horas, o que atraiu um público maior na sexta e no sábado. “Pessoas que estavam em horário de lazer no shopping se interessaram pelo evento, o que alavancou o volume de vendas”, explica Barzotto. Além do horário alternativo, outros atrativos, segundo os organizadores, foram estacionamento fácil, local climatizado, conforto das instalações e condições de pagamento diferenciadas. “O propósito do evento foi proporcionar uma experiência de compra diferente do ambiente da concessionária em um dos melhores locais do interior”, completa.
Nesta edição, a categoria SUV foi a que mais apresentou interesse em aquisição, assim como os veículos acima de R$ 100 mil. “O evento funcionou também como uma vitrine de vendas, em função dos diversos veículos em exposição. Temos vários agendamentos nas concessionárias para as próximas semanas”, mostra Sérgio Barzotto. O AutoShopping Ribeirão trouxe veículos das concessionárias Atri Fiat, Audi Center Ribeirão, Euro Renault, Honda Koi, Hyundai New, Lexus, Ontake Toyota, Ortovel Ford, RP Harley- Davidson, RP Jeep, Thor Volvo.
Crescimento
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – entidade que representa mais de 7.400 concessionários de veículos no Brasil (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) – divulgou recentemente um crescimento no desempenho do setor automotivo no mês de agosto.
De acordo com o levantamento, o total de emplacamentos, somente no mês de agosto, foi 14,91% maior do que o registrado em julho, somando 352.432 unidades, contra 306.708 em julho deste ano. Em relação a agosto do ano passado, quando 305.262 unidades foram vendidas, a alta foi de 15,45%. “Esse dado comprova que o setor começou a aquecer, deixando para trás a crise que atingiu o País. De janeiro a agosto deste ano, tivemos um crescimento de cerca de 13% na venda de veículos zero quilômetro”, destaca Sérgio Barzotto.