Tribuna Ribeirão
Saúde

Campanha acaba nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sex­ta-feira, 14 de setembro. Na se­gunda-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde divulgou os números parciais da imunização de crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias) contra o sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) e a poliomielite. O le­vantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica mostra que 24.435 crianças foram vacinadas em Ribei­rão Preto, cobertura de 81,4% do público-alvo, formado por 30.108 meninos e meninas.

A meta é vacinar 95% do pú­blico-alvo. “Pedimos aos pais e responsáveis que reservem um tempo para levarem seus filhos aos postos de saúde até o fim da campanha, para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a co­ordenadora do programa de Imu­nização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira.

Segundo o Ministério da Saú­de, 168 municípios de São Paulo não atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças. Onze são da região de Ribeirão Preto – 6,5% do total. Dados pre­liminares do Sistema de Informa­ção do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimenta­do pelos estados, apontam que o estado vacinou 92,68% do públi­co-alvo contra a pólio e 91,96% contra o sarampo.

Estão na lista a metrópole Ri­beirão Preto (81,4% contra a pólio e 81,2% contra o sarampo), Bar­rinha (90% em ambos os casos), Brodowski (88,4% e 86,7%, res­pectivamente), Jaboticabal (94,7% em ambos),Mococa (90,9% em ambos), Pontal (77,3% e 77,2%), Pradópolis (92,3% e 91,7%), Sales Oliveira (90% emambos), São Simão (94,4% e 94,1%), Tambaú (80,8% e 80,5%) e Ta­quaritinga (86,7% em ambos os casos). Também estão na lista Franca (91,2% e 89%), Ituverava (92% em ambos) e Viradouro (90% em ambos).

O secretário municipal da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacina. “As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que deve­mos ter é levar as crianças para se­rem vacinadas. Precisamos cons­cientizar, insistir com os pais para que levem seus filhos para se imu­nizarem e atualizarem suas cartei­ras de vacinação, só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquistamos e não correremos riscos”, orienta Sandro Scarpelini.

Na área de atuação do Depar­tamento Regional de Saúde (DRS- 13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é imu­nizar 68.369 meninos e meninas. A Secretaria Municipal da Saúde tem 35 salas de vacinas que per­manecem abertas, das oito às 17 horas, também durante a semana, de segunda a sexta-feira.

Os horários são variados e conforme o funcionamento de cada unidade. A relação comple­ta está no site oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br). O Ministério da Saúde confirmou na semana passada que 1.579 ca­sos de sarampo foram confirma­dos este ano no País, enquanto outros 7.513 permanecem sob investigação. Até o momento, no Brasil, foram confirmados oito óbitos, quatro em Roraima e qua­tro no Estado do Amazonas.

Postagens relacionadas

Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV

William Teodoro

Posto reabre após 4 anos

Redação 1

Começa a produção de vacina anticovid

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com