Começou na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, as obras de substituição dos interceptores de esgoto no córrego ribeirão Preto, ao longo da avenida Jerônimo Gonçalves, no Centro Histórico da cidade. A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) informou que os trabalhos do Departamento de Água e Esgotos (Daerp) na avenida Fábio Barreto foram concluídos em metade do tempo – estava prevista para durar 60 dias e foi finalizada em um mês.
Apesar da intervenção, não houve grandes problemas no trãnsito da região na manhã desta quarta-feira. O primeiro trecho de obras na Jerônimo Gonçalves, entre a Fábio Barreto e a rua Coronel Luiz da Cunha, na Vila Tibério, ficará interditado por cerca de 45 dias em apenas um dos sentidos e não nos dois como o Tribuna havia anunciado. As rotas alternativas podem ser consultadas no site do jornal (www.tribunaribeirao.com.br).
Oito linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado (veja quadro nesta página). Os veículos seguirão até a rotatória Amin Calil, passando pelas ruas Rodrigues Alves, Joaquim Nabuco, Conselheiro Dantas, Martinico Prado, até a Avenida Jerônimo Gonçalves, retomando o trajeto normal.
A obra completa na região só deve terminar em dezembro, na previsão mais otimista – vai até a rua Guatapará, perto da Câmara, na Vila República, e as interdições serão por trecho para não prejudicar motoristas, comerciantes e pacientes da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central. Todas as intervenções da concessionária Ambient preveem a construção dos 97,2 quilômetros de redes coletoras e interceptores de esgoto até março do próximo ano.
No total, as intervenções do Daerp irão substituir 1,6 quilômetros de interceptores de 800 milímetros para mil milímetros, ou seja, um metro de diâmetro, com o objetivo de ampliar a vazão e evitar sobrecarga futura e possíveis extravasamentos. O custo das obras é de R$ 4,32 milhões e beneficiará uma população de 93.850 habitantes, dos bairros Vila Tibério, Vila Virgínia, Jardim Jamaica, Vila Afonso XVI, Jardim D’elboux e adjacências.
Segundo o Daerp, responsável pelo gerenciamento, os interceptores poderiam ter sido substituídos durante a realização das obras de combate a enchentes, entre os anos de 2009 e 2012, o que não ocorreu e obrigou a abertura do asfalto neste trecho para a realização do serviço. A obra faz parte dos 97,2 quilômetros de redes coletoras e interceptores que estão sendo construídos pela prefeitura de Ribeirão Preto e o Daerp, através da concessionária Ambient. O investimento total é de R$ 137,3 milhões nas obras de saneamento.
Divido em quatro etapas, entre 2008 e 2014, o projeto antienchente custou R$ 117 milhões aos cofres públicos. O governo federal investiu R$ 99 milhões – R$ 52 milhões via financiamento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), R$ 30 milhões de emendas parlamentares e R$ 17 milhões a fundo perdido.
O estadual aplicou R$ 3 milhões – via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), da Companhia de Tecnologia Ambiental de São Paulo (Cetesb) –, a prefeitura entrou com R$ 10 milhões e a Câmara de Vereadores com mais R$ 5 milhões. Em todas as ações de combate às enchentes foi executado um extenso plano de compensação ambiental com o replantio das 128 palmeiras imperiais e o plantio de oito mil espécies arbóreas na região e pela bacia do ribeirão Preto, compreendida pelo Parque Maurílio Biagi, tornando estas áreas mais protegidas e permeáveis.
As oito linhas com itinerário alterado
148 – Santa Cruz/Ipiranga
308 – Marincek
315 – Campos Elíseos/Bonfim Paulista
337 – Lagoinha/Ipiranga
373 – Vila Abranches/Ipiranga
680 – Jardim Orestes Lopes
780 – Paque dos Pinus Já para usuários da linha
315 – Campos Elíseos/Bonfim Paulista, os ônibus seguirão normalmente até a rua Alagoas, seguindo pelas ruas Castro Alves, Joaquim Nabuco, Conselheiro Dantas, Martinico Prado, retomando a Avenida Jerônimo Gonçalves.