Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Mudança no trânsito – Obra ‘migra’ para a Jerônimo Gonçalves

Começa nesta quarta-feira, 12 de setembro, as obras de substitui­ção dos interceptores de esgoto no córrego ribeirão Preto, ao longo da avenida Jerônimo Gonçalves, no Centro Histórico da cidade. Nes­ta segunda-feira (10), a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) informou que os tra­balhos do Departamento de Água e Esgotos (Daerp) na avenida Fá­bio Barreto foram concluídos.

A partir de amanhã, a Jerôni­mo Gonçalves ficará interditada nos dois sentidos para o tráfego de veículos entre a Fábio Barreto e a rua Coronel Luiz da Cunha, durante a execução dos serviços. Os trabalhos na região só devem terminar em dezembro, na previ­são mais otimista – vai até a rua Guatapará, perto da Câmara, na Vila República.

No total, as intervenções do Daerp irão substituir 1,6 quilô­metros de interceptores de 800 milímetros para mil milímetros, ou seja, um metro de diâmetro, com o objetivo de ampliar a vazão e evitar sobrecarga futura e possí­veis extravasamentos. O custo das obras é de R$ 4,32 milhões e bene­ficiará uma população de 93.850 habitantes, dos bairros Vila Tibé­rio, Vila Virgínia, Jardim Jamaica, Vila Afonso XVI, Jardim D’elboux e adjacências.

Segundo o Daerp, responsável pelo gerenciamento, os intercep­tores poderiam ter sido substituí­dos durante a realização das obras de combate a enchentes, entre os anos de 2009 e 2012, o que não ocorreu e obrigou a abertura do asfalto neste trecho para a reali­zação do serviço. A obra faz par­te dos 97,2 quilômetros de redes coletoras e interceptores que estão sendo construídos pela prefeitura de Ribeirão Preto e o Daerp, atra­vés da concessionária Ambient. O investimento total é de R$ 137,3 milhões nas obras de saneamento.

Dividido em quatro etapas, entre 2008 e 2014, o projeto an­tienchente custou R$ 117 milhões aos cofres públicos. O governo federal investiu R$ 99 milhões – R$ 52 milhões via financia­mento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Ser­viço (FGTS), R$ 30 milhões de emendas parlamentares e R$ 17 milhões a fundo perdido.

O estadual aplicou R$ 3 mi­lhões – via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), da Companhia de Tecno­logia Ambiental de São Paulo (Ce­tesb) –, a prefeitura entrou com R$ 10 milhões e a Câmara de Verea­dores com mais R$ 5 milhões. Em todas as ações de combate às en­chentes foi executado um extenso plano de compensação ambiental com o replantio das 128 palmei­ras imperiais e o plantio de oito mil espécies arbóreas na região e pela bacia do ribeirão Preto, com­preendida pelo Parque Maurílio Biagi, tornando estas áreas mais protegidas e permeáveis.

Novas rotas alternativas
A Transerp informa novas rotas alternativas:

A) Sentido avenidas Dom Pedro I, Marechal Costa e Silva e/ou Via Norte para UBDS Central ou Terminal Rodoviário:
1) Os condutores poderão utilizar a avenida Mal. Costa e Silva e realizar o retorno antes da rota­tória Amin Calil, seguir pela rua Silveira Martins, entrar à direita na rua Capitão Salomão, à direita na avenida Saudade, seguindo pela rua Saldanha Marinho, virando à direita na rua Duque de Caxias até a avenida Jerônimo Gonçalves;
2) Os condutores poderão seguir pela rotatória Amin Calil, virar à direita na rua Rodrigues Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Conselheiro Dantas e à esquerda na rua Martinico Pra­do, seguindo até a região Central;
3) Os condutores poderão seguir pela rotatória Amin Calil, avenida Fábio Barreto, virar à direita na rua Castro Alves, à esquerda na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Gonçalves Dias, à esquerda da rua Martinico Prado até a avenida Jerônimo Gonçalves;
4) Os condutores poderão seguir pela rotatória Amin Calil, avenida Fábio Barreto, virar à direita Salda­nha Marinho, à direita na rua Duque de Caxias até chegar à avenida Jerônimo Gonçalves.

B) Sentido avenida Doutor Francisco Junqueira até a rotatória Amin Calil:
5) O cruzamento na confluência da avenida Fábio Barreto com a aveni­da Jerônimo Gonçalves será fechado. Assim, os condutores que desejam retornar à avenida Dr. Francisco Junqueira, deverão seguir em frente e utilizar o retorno pela rua Antônio Gre­let (rua atrás do Corpo de Bombeiro), à esquerda na rua Alagoas e à esquerda pela avenida Fábio Barreto;
6) Os condutores que desejam chegar ao Terminal Rodoviário ou à UBDS Central, deverão seguir pela rua Antônio Grelet (rua atrás do Cor­po de Bombeiro), virar à esquerda na rua Alagoas em direção à rua Castro Alves e, depois virar à direita na rua Joaquim Nabuco, à esquerda na rua Gonçalves Dias e à esquerda na rua Martinico Prado, chegando até à avenida Jerônimo Gonçalves;
7) Caminhões e ônibus rodoviários deverão prosseguir até a rotatória Amin Calil, onde poderão retornar sentido avenida Dr. Francisco Junqueira ou acessar a avenida Jerônimo Gonçalves através das rotas indicadas acima.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hidrofil – Filtros e Acessórios

Redação 1

Lei Adir Blanc: começa o cadastramento de profissionais da cultura

Redação 1

Covas proíbe portões automáticos que ‘invadem’ calçadas em São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com