Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 1º Festival Caipira de Ribeirão Preto, que deverá acontecer no Complexo Cultural do Morro do São Bento, de 5 a 7 de outubro – primeiro final de semana do mês, de sexta-feira a domingo –, e vai reunir os principais expoentes da música caipira de raiz e da gastronomia típica do interior de São Paulo e Minas Gerais, como a queima do alho e a costela de chão.
As crianças poderão participar de oficinas de brinquedos típicos realizadas por produtores culturais e os visitantes vão poder assistir apresentações de catira, folia de reis, passear de carro de boi da fazenda e ver grandes atrações, como o comediante Chico Lorota, a dupla sertaneja Lourenço & Lourival, Jorge Luiz & Fernando, com locução do JC Viola. Toda a programação é gratuita para o visitante.
Os interessados em apresentar os seus produtos nas barracas de exposição devem procurar pela Secretaria Municipal da Cultura, até 14 de setembro, para obter mais informações e fazer a inscrição. O telefone para contato é o (16) 99452-9338, com Fábio. Na primeira noite, sexta-feira (5), o festival vai das 18 às 22 horas. No sábado (6) e no domingo (7), será das onze às 22 horas.
Lourenço & Lourival
Nascidos na região de Ribeirão Preto, os irmãos Arlindo e Antônio formam a dupla Lourenço & Lourival. Aos 14 anos começaram a cantar na Rádio 79, em Ribeirão Preto, no programa “Festinha na Roça”, do Compadre Barbosa, componente da dupla Barreiro & Barroso. Aos 15 anos mudaram-se para São Paulo, onde começaram a trabalhar na Rádio América. Foram contratados pela gravadora Continental, ainda com o selo Chantecler, onde gravaram dois discos de 78 rotações e posteriormente seu primeiro LP.
Pouco tempo depois foram para a Rádio Bandeirantes, no programa “Serra da Mantiqueira” e, logo após, para a Rádio Nacional, onde tiveram como companheiros de trabalho nomes como Tião Carreiro & Pardinho, Abel & Caím, Zé Fortuna, entre outros. Em 1974 foram trabalhar no programa “Linha Sertaneja Classe A”, na Rádio Record, juntamente com Zé Béttio e José Russo, onde permaneceram durante 16 anos. Lá receberam o título carinhoso de “As vozes de cristal”.
Lançaram mais 30 LPs pela gravadora Chantecler, trabalhos remasterizados e disponíveis atualmente em CDs, e 15 títulos pela gravadora RGE. Contratados desde 2004 pela Gravadora Alegreto, já lançaram mais três CDs e alguns DVDs em parceria com outras duplas. Queridos e respeitados pelos fãs de todo Brasil e até do exterior, como Estados Unidos, Japão e Mercosul, mantêm viva a verdadeira música raiz brasileira.
Chico Lorota
Reconhecido pelo público por suas atuações em rádio, TV, internet e por seus shows nos palcos deste país, Chico Lorota, personagem singelo e divertido vivido pelo humorista Roberto Edson, vai virar história em quadrinhos (HQ). O selo Ribeirão Preto em Quadrinhos (RPHQ 4) lançou, recentemente, a campanha de financiamento coletivo da nova coletânea: “Causos do Chico Lorota”. O projeto reúne mais de 20 artistas em torno de roteiros originais e causos do bom caipira.
Com mais de 20 anos de carreira artística, o comediante Roberto Edson apresenta-se por inúmeras cidades de todo Brasil, em teatros, hotéis e convenções; atendendo a empresas dos mais variados setores. Protagonizou durante sete anos o personagem “Chico Lorota” do programa “Caminhos da Roça”, exibido pela EPTV – afiliada da Rede Globo. Protagonizou também o mesmo personagem no programa “Raízes da Terra”, da TV Record.