O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho na noite desta terça-feira, 4 de setembro, por causa de um incêndio que atingiu uma área de aproximadamente doze mil metros quadrados no bairro da Ribeirânia, na Zona Sul, a cerca de 100 metros do Parque Municipal Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira).
Segundo as informações obtidas pelo Tribuna no local, o fogo atingiu a mata por volta das 18h30 em uma área em frente ao Condomínio Villas do Parque, que fica na rua dos Catetos. Os bombeiros entraram na mata pela avenida Doutor Francisco Junqueira, próximo à avenida Maria de Jesus Condeixa.
O fogo se alastrou rapidamente porque a área verde tem vários pés de bambu, um tipo de vegetação que queima rapidamente, tornando o combate difícil. O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 18h40 com um caminhão-pipa e uma picape e cinco integrantes da corporação.
Eles controlaram o fogo antes que as chamas avançassem sobre a área que faz fundos com algumas empresas instaladas nas avenidas Francisco Junqueira e Maria de Jesus Condeixa. A operação mobilizou a equipe por mais de uma hora. O tempo seco propicia os incêndios urbanos. Em 2017, em todo o Estado de São Paulo, foram 5.203 focos, contra 3.193 do ano de 2016.
Somente em setembro do ano passado foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica medida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998. Já os incêndios em Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas Estaduais atingiram no ano passado 3.828 hectares de matas.
A prefeitura também está de olho nas queimadas urbanas. Entre as ferramentas que o cidadão pode usar para alertar as autoridades estão o telefone 153 da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas por dia e o aplicativo RiberOn, que anexa documentos como fotos e vídeos para registrar melhor as ocorrências de incêndio.
Temperatura cai para 11ºC em RP – Muita gente tirou casaco, cachecol, gorro e luvas do armário e das gavetas nesta terça-feira, 4 de setembro, por causa da frente fria que atinge Ribeirão Preto. Uma massa de ar polar fez a temperatura despencar na cidade. na tarde do último domingo (2), os termômetros marcaram 36 graus centígrados, recorde do inverno. Na madrugada de ontem, porém, a temperatura despencou para 11ºC, mas com sensação térmica de 8ºC, segundo o Climatempo.
No entanto, o dia mais frio do ano em Ribeirão Preto ainda é 21 de maio, que começou com temperatura de 6,3ºC, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), mas a sensação térmica era bem menor, principalmente por causa do vento gelado. A previsão para esta madrugada era de mínima de 12 graus entre as cinco e as oito horas. Depois voltaria a subir.