Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Chamas em mata perto do Curupira

O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho na noite desta terça-feira, 4 de setembro, por causa de um incêndio que atin­giu uma área de aproximada­mente doze mil metros quadra­dos no bairro da Ribeirânia, na Zona Sul, a cerca de 100 metros do Parque Municipal Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira).

Segundo as informações obtidas pelo Tribuna no local, o fogo atingiu a mata por volta das 18h30 em uma área em frente ao Condomínio Villas do Par­que, que fica na rua dos Catetos. Os bombeiros entraram na mata pela avenida Doutor Francisco Junqueira, próximo à avenida Maria de Jesus Condeixa.

O fogo se alastrou rapida­mente porque a área verde tem vários pés de bambu, um tipo de vegetação que queima rapi­damente, tornando o combate difícil. O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 18h40 com um caminhão-pipa e uma picape e cinco integrantes da corporação.

Eles controlaram o fogo an­tes que as chamas avançassem sobre a área que faz fundos com algumas empresas instaladas nas avenidas Francisco Junquei­ra e Maria de Jesus Condeixa. A operação mobilizou a equipe por mais de uma hora. O tempo seco propicia os incêndios urba­nos. Em 2017, em todo o Estado de São Paulo, foram 5.203 focos, contra 3.193 do ano de 2016.

Somente em setembro do ano passado foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica medida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998. Já os incêndios em Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas Estaduais atingiram no ano passado 3.828 hectares de matas.

A prefeitura também está de olho nas queimadas urba­nas. Entre as ferramentas que o cidadão pode usar para alertar as autoridades estão o telefone 153 da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas por dia e o aplicativo RiberOn, que anexa documentos como fotos e víde­os para registrar melhor as ocor­rências de incêndio.

Temperatura cai para 11ºC em RP – Muita gente tirou ca­saco, cachecol, gorro e luvas do armário e das gavetas nesta terça-feira, 4 de setembro, por causa da frente fria que atinge Ribeirão Preto. Uma massa de ar polar fez a temperatura despen­car na cidade. na tarde do último domingo (2), os termômetros marcaram 36 graus centígrados, recorde do inverno. Na madru­gada de ontem, porém, a tem­peratura despencou para 11ºC, mas com sensação térmica de 8ºC, segundo o Climatempo.

No entanto, o dia mais frio do ano em Ribeirão Preto ainda é 21 de maio, que começou com temperatura de 6,3ºC, segundo o Centro Integrado de Informa­ções Agrometeorológicas (Cii­agro), mas a sensação térmica era bem menor, principalmente por causa do vento gelado. A previsão para esta madrugada era de mínima de 12 graus entre as cinco e as oito horas. Depois voltaria a subir.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: Barão Imóveis

Redação 1

10 anos sem Sócrates

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com