Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

CPI da Causa Animal – Motorista de clínica diz que fez ‘eutanásia’ em cavalo

O motorista da Clínica Vete­rinária Ricardo, que presta servi­ço de recolhimento de animais de grande porte para a prefeitura de Ribeirão Preto, afirmou em depoimento na Comissão Par­lamentar de Inquérito (CPI) da Eutanásia que sacrificou um cavalo em 24 de agosto, no Jardim Branca Salles, na Zona Oeste de Ribeirão Preto. O eqüino estaria com as patas quebradas, teria sido abando­nado às margens de um córrego próximo ao bairro e foi “morto” a pedido da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cbea).

No depoimento desta segunda-feira, 3 de setembro, na Câmara de Vereadores, Gilson Aparecido Alves dos Santos disse que já fez o procedimento em outros animais. Ele não é veterinário

No depoimento desta se­gunda-feira, 3 de setembro, na Câmara de Vereadores, Gilson Aparecido Alves dos Santos disse que já fez o procedimen­to em outros animais. Ele não é veterinário. Agora a CPI vai pedir ao Conselho Regional de Veterinária informação para saber se, mesmo sem formação profissional, o motorista pode­ria ter feito a eutanásia.

Já em seu depoimento, Ca­rolina Vilela, responsável pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto, afir­mou que o contrato da prefei­tura com a clínica Ricardo não estabelece prazo máximo para o atendimento e recolhimento dos animais. Essa demora, segundo a comissão, pode ter agravado o estado de saúde do cavalo, pro­vocando sua morte.

Janaina Gimenes, testemu­nha ouvida pela comissão e que denunciou a morte do animal, garante que o cavalo agonizou por cinco dias e que durante esse tempo tentou falar de seu celular, sem êxito, com o serviço 0800 disponibilizado pela clíni­ca. “Descobrimos durante os de­poimentos que este serviço não aceita chamadas feitas a partir de celular”, afirmou o vereador Marcos Papa (Rede Sustentabi­lidade, presidente da CPI.

“É mais um ato de crueldade praticado pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal. O mo­torista da empresa confessou ter realizado eutanásia sem aneste­sia e sem a presença de um vete­rinário, o que é uma prática ilegal e cruel. As protetoras que vieram confirmaram que durante cinco dias tentaram contato sem su­cesso com a empresa contrata­da”, emenda o parlamentar.

Carolina Vilela voltou a dizer que segue as normas previstas em lei. A próxima etapa da in­vestigação prevê o depoimento, em 10 de setembro, do proprie­tário das Clinica Veterinária Ricardo. O contrato da licitação para prestação do serviço será solicitado à prefeitura. Em en­trevista ao Tribuna, o secretário do Meio Ambiente, a quem a Coordenadoria do Bem-Estar Animal é subordinada afirmou que o procedimento obedeceu todas as exigências previstas.

“O cavalo estava nas mar­gens de um córrego com as qua­tro patas quebradas e a indicação neste caso era a eutanásia”, disse. Em nota distribuída a imprensa, a prefeitura diz que “a Coorde­nadoria de Bem-Estar Animal esclarece que, o animal encon­trado no bairro Branca Salles, na última sexta-feira (24), estava com as patas quebradas, em so­frimento. Após ser acionada, a empresa terceirizada de recolhi­mento esteve no local e foi reali­zada, por orientação veterinária, obedecendo as normas técnicas do Conselho de Medicina Vete­rinária, a eutanásia”.

E prossegue: “Em seguida, a coordenadoria acionou os bom­beiros, que tentaram retirar o animal, sem sucesso. A solução encontrada foi, então, enterrar o animal no local, com auxí­lio de maquinário do Depar­tamento de Água e Esgotos (Daerp), seguindo as normas da Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)”. Além de Papa, participaram da audiência Jean Corauci (PDT), Adauto Hono­rato, o “Marmita” (PR) e Paulo Modas (Pros).

Postagens relacionadas

Em vídeo, Bolsonaro orienta ministros a questionar urnas e Judiciário

William Teodoro

RP em alerta contra o Aedes aegypti

Redação 1

Saúde promove semana de mobilização contra o mosquito da dengue

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com