Ribeirão Preto conseguiu média superior à nacional no levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2017 – o estudo é realizado a cada dois anos. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 3 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento e subordinado ao Ministério da Educação (MEC)
Nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, as escolas municipais de Ribeirão Preto obtiveram nota 6,2 e as estaduais 6,0 contra a média nacional de 5,8. Já nos últimos anos a educação básica a nota das escolas municipais foi de 5,0, superior a média nacional nestas séries: 4,7. Já as estaduais obtiveram nota inferior: 4,4 (veja quadro nesta página).
Segundo o levantamento, o Brasil está melhorando seu desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, alcançando em 2017, um índice igual a 5,8. A meta proposta para 2017 pelo Inep era de 5,5. Apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul não alcançaram suas metas. Outro dado animador da pesquisa foi o fato de que oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0.
São eles Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período. Ainda é possível observar que os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais detêm os maiores índices do país nos anos iniciais do ensino fundamental.
Já os resultados dos anos finais do ensino fundamental revela que das 27 unidades da Federação, 23 aumentaram o Ideb, todavia, apenas sete alcançaram a meta proposta para 2017. Destaque para os estados de Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Ceará com os melhores desempenhos nos anos finais do ensino fundamental.
A Escola Municipal Alcina dos Santos Heck, em Ribeirão Preto, em dois anos, subiu um ponto na nota do Ideb, de 5 para 6, superando a meta do MEC de 2017, que é 5.4, e atingiu a meta projetada para 2021, que é de 6.0. Outra unidade que superou a meta do MEC e, inclusive, ultrapassou a meta estipulada para 2021 é a Emef Elisa Duboc Garcia. A meta para 2017 era 6.0 e a de 2021, 6.5. A escola, no entanto, teve nota 7.1 em 2017, superando as expectativas.
Outro bom exemplo do desempenho escolar de Ribeirão Preto no Ideb é a Emef Vereador José Delibo. A unidade teve nota 7.4 e superou a meta de 7.0 para 2017, atingindo a meta projetada para 2021. O resultado do Ideb 2017 refere-se a avaliações realizadas no ano de 2017, com referência de 2016 e 2017. Desde o ano passado, primeiro ano da atual gestão, o município investiu na contratação de coordenadores pedagógicos efetivos por meio de realização de concurso público para todas as escolas de ensino fundamental.
O município também reestruturou o setor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação. “Agora a secretaria tem um Centro de Acompanhamento, Avaliação e Formação de Professores (CAAF)”, informa Marisa Stela Furlan Ennes, coordenadora geral do setor. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação realiza avaliações padronizadas.
O “Saber” é um sistema da própria rede municipal de ensino e faz as avaliações de todos os componentes curriculares. “O ‘Saber’ existe desde 2010, porém, demos continuidade com avanços na proposta de avaliação do ensino”, explica Maria Antonieta Cordeiro, coordenadora do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Segundo a secretária da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, o município também investe na formação de professores através de cursos e encontros presenciais e por meio de uma plataforma virtual, no formato EAD.
“Essa ferramenta foi o meio encontrado para estarmos mais próximos aos professores e disponibilizar formação em rede, uma vez que essa possui cerca de três mil e duzentos docentes”, diz. Além disso, o setor pedagógico da SME desenvolve vários projetos de formação de professores e da Equipe Gestora das unidades escolares, em parceria com universidades e instituições diversas.
Ensino médio
No ensino médio Ribeirão Preto ficou abaixo da média nacional com um percentual de 3,5 contra os 3,8 auferidos nacionalmente. Neste segmento nenhum estado atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estimado, que era de 4,7.
Após três edições consecutivas sem alteração, o Ideb do ensino médio avançou apenas 0,1 ponto em 2017. Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada. De 3,7 em 2015, atingiu 3,8 em 2017. A meta estabelecida para 2017 era de 4,7. “Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil”, destaca o ministro da Educação Rossieli Soares.
Rede municipal – do 1º ao 5º ano
Percentual de aprovação
2015 – 92,2
2017 – 92,6
Nota Ideb
2015 – 6,1
2017 – 6,2
Rede municipal – do 6º ao 9º ano
Taxa de aprovação
2015 – 89,6
2017 – 89.1
Nota Ideb
2015 – 5,2
2017 – 5,0
Rede estadual – do 1º ao 5º ano
Percentual de aprovação
2015 – 96,7
2017 – 96,2
Nota Ideb
2015 – 6,1
2017 – 6,0
Rede estadual – do 6º ao 9º ano
Percentual de aprovação
2015 – 89,5
2017 – 89,7
Nota Ideb
2015 – 4,3
2017 – 4,4
Ensino médio 2017 – estadual
Taxa de aprovação – 80,7
Nota Ideb em 2017 – 3,5