A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo termina neste sábado, 1º de setembro, com a realização do terceiro “Dia D”. Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto vai abrir 13 postos, das oito às 17 horas,. para atender a população, já que a cobertura vacinal ainda é baixa na cidade. O último levantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica mostra que 17.581 crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incomple-tos (quatro anos, onze meses e 29 dias) foram imunizadas, o que representa 58,6% do público-alvo, formado por 30.108.
A meta é atingir 95% dessa população. Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura é de 80%. Treze postos da cidade vão atender das oito às 17 horas para oferecer a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – SCR e poliomielite. A estratégia é vacinar todas as crianças desta faixa etária, mesmo aquelas que estejam com a carteira de vacinação em dia, contribuindo para a redução do risco de circulação dessas doenças no país.
Segundo o ministério, 80% das crianças de um a menores de cinco anos foram vacinadas contra a pólio e o sarampo em todo o país. Dez estados estão abaixo da média nacional. No Estado de São Paulo há 2,2 milhões de crianças nessa faixa-etária, e cerca de 1,5 milhão delas (75%) já foram imunizadas contra ambas as doenças durante a campanha.
Já aplicou mais de três milhões de doses de vacinas contra ambas as doenças, garantindo a imunização de 1.548.862 crianças contra pólio e 1.528.214 contra sarampo, conforme aponta o balanço feito pela pasta, com base nos dados informados pelos municípios. Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cidades, a meta é imunizar 68.369 meninos e meninas.
Ribeirão Preto tem um caso não autóctone (importado) registrado depois de dez anos sem nenhuma ocorrência. A pasta já adiantou que o vírus da doença não circula no município e não há motivo para alarde. A confirmação o caso ocorreu no dia 10 de abril e revelou que uma profissional da área médica de Dracena (SP) contraiu sarampo no Líbano (foi identificado o genótipo D8, semelhante ao circulante no Oriente Médio), em abril, quando prestava serviços humanitários.
A ocorrência foi registrada em Ribeirão Preto porque, ao voltar do Oriente Médio, ela desembarcou na cidade para visitar a mãe que estava internada em hospital do município. Por ser profissional da área da saúde ela identificou que estava com os sintomas da doença e iniciou o tratamento.
“Pedimos aos pais e responsáveis para levarem seus filhos aos postos de saúde, para evitar problemas mais graves no futuro. Essa é uma oportunidade para aqueles que tem dificuldade de levar as crianças para serem vacinadas durante a semana, alerta a coordenadora do programa de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Oliveira. O secretário da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacina.
“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insistir com os pais para que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de vacinação, só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquistamos e não correremos riscos”, orienta Sandro Scarpelini.
Unidades que vão abrir neste sábado
UBS Campos Elíseos Avenida da Saudade nº 145
UBS Jardim João Rossi Avenida Independência nº 4.315
UBS Simioni Rua Antonio Augusto Carvalho nº 672
UBS Ribeirão Verde Rua João Toniolli nº 3.461
CSE Jardim Aeroporto Avenida Antônia Mugnato Marincek nº 994
UBDS Sumarezinho Rua Teresina nº 690
CSE Ipiranga Avenida Dom Pedro I nº 753
UBS Vila Albertina Rua Apeninos nº 941
UBDS Vila Virgínia Rua Franco da Rocha nº 1.270
UBS Parque Ribeirão Preto Rua Guy Saad Salomão nº 225
UBDS Castelo Branco Rua Dom Luis do Amaral Mousinho nº 3.300
UBS Santa Cruz Rua Triunfo nº 1.070
UBS Jardim Juliana Avenida Doutor Marco Antônio Marcário dos Santos nº 602