O Comando de Policiamento do Interior (CPI-S) recepcionou com festa os cabos Ricardo Alexandre Cazarotte e Sergio Eduardo Candido Júnior e o cão Aquiles, da equipe de faro do Canil da Polícia Militar, que voltaram do Campeonato Mundial de Cães Farejadores, realizado em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, com duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze.
O trio chegou ao quartel da avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, na tarde desta quinta-feira, 30 de agosto. Um grupo de policiais e do comando da corporação preparou uma calorosa recepção. O adestrador Cazarotte não escondia a satisfação. “É uma satisfação muito grande saber que nosso treinamento está entre os melhores do mundo inteiro, foram 140 competidores, todas as forças dos Estados Unidos e de outros países, e nós conquistamos o primeiro lugar”, diz.
“E tudo que fazemos não é só para competição, o Aquiles é treinado para fazer o policiamento, buscar drogas nas ruas e ajudar na segurança da população de Ribeirão Preto. Saber que ele está em um nível equiparado aos melhores do mundo é sensacional”, diz Cazarotte. Depois de ganhar fama por aqui, graças a sua infalível capacidade de farejar drogas, o cão Aquiles, fez sua primeira viagem internacional e não decepcionou.
Ele trouxe na bagagem o primeiro lugar na prova de agilidade – pista de aplicação com cães – e o terceiro em localização de drogas. Concorreu em três provas: faro de drogas, de explosivos e maneabilidade com seu treinador (agilidade). O campeonato terminou no último domingo (25). Segundo o cabo Cazarotte, o convite para Aquiles participar da competição aconteceu em virtude da fama que o cão conseguiu por sua excepcional capacidade de farejar drogas. O cachorro de quase cinco anos, da raça springer, já localizou 1,5 tonelada de drogas em mais de 60 operações policiais.