Na semana passada, assinei a minuta de convênio entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Polícia Militar para instalação de câmeras ao longo do anel viário da cidade. A oficialização do convênio será no próximo dia 14 de setembro, em solenidade da qual participará o secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves.
Inicialmente serão 30 câmeras, adquiridas pela prefeitura, que também ficará responsável pela instalação e que incluirá toda parte técnica, fiação, fixação, suporte, equipamentos e cabeamento de fibras óticas. O investimento previsto pela Administração Municipal é de R$ 900 mil. A parceria permitirá a integração das câmeras ao sistema Detecta.
O Detecta é um sistema inteligente de monitoramento para aprimorar o trabalho dos policiais e autoridades. Muito mais que um sistema de monitoramento inteligente, ele possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integra bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), como o registro de veículos furtados, roubados e clonados.
Teremos, no início do projeto, 30 aparelhos fixos OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres), usados para identificação de placas de veículos. O número será ampliado de acordo com a disponibilidade de recursos. Os equipamentos, com capacidade de reconhecimento automático de placas de veículos, permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas durante uma fiscalização. Isso possibilitará ações imediatas, como apreensão do veículo e rendição dos seus ocupantes.
Assim, veículos que chegarem à cidade com qualquer registro de ocorrência de furto ou roubo, ou ainda de acidente com fuga do local sem o devido socorro pelo responsável será reconhecido pelo Detecta. É um passo a mais na segurança, porque inibirá a vinda de criminosos de outras regiões para a nossa cidade. Também inibirá ações criminosas em Ribeirão Preto, porque poderão ser localizados pelas câmeras inteligentes em caso de fuga.
Esta é uma das ações que planejamos e que estamos colocando em prática. Vamos coibir as atividades ilícitas e tornar Ribeirão Preto mais segura, contribuindo com a redução nos índices de criminalidade. Esta é a função dos municípios, que mesmo sem a obrigatoriedade de manter forças de segurança – asseguradas principalmente pelos governos estaduais –, têm o compromisso de ajudar com ações que possam resultar em um ambiente mais seguro.
Foi assim com a Guarda Civil Municipal, onde ampliamos o número de guardas em 25%, com a contratação de concursados que não haviam sido convocados em gestões anteriores. Também, depois de oito anos sem qualquer aquisição, compramos munição para a corporação e novas armas foram entregues aos novos integrantes. Com a ampliação do número de homens, aumentamos também as rondas realizadas com o objetivo de ajudar a coibir práticas criminosas notadamente em próprios públicos.
Mas teremos ainda mais segurança a partir de setembro, quando começa a ação da Atividade Delegada, com a participação de policiais militares em dias de folga. A Câmara Municipal aprovou o projeto, assinamos o convênio e, a partir do próximo mês, estes policiais trabalharão para o município em uma parte de suas horas de folga. Eles receberão da prefeitura, mas trabalharão fardados e usarão equipamentos da corporação.
São ações que se juntam e se somam a outras com o objetivo de melhorar a segurança dos cidadãos de nossa cidade, de forma efetiva e constante.