A história da catedral se iniciou no século 19, a partir da doação de uma área por alguns fazendeiros que habitavam essas terras. De capela passou para matriz e depois catedral de São Sebastião.
Em 1904 ocorreu o lançamento da pedra fundamental para sua construção, sob o empenho do pároco monsenhor Joaquim Antônio de Siqueira e de seu auxiliar, padre Euclides Gomes Carneiro. O altar foi sagrado em 15 de junho de 1946 e a capela, em 04 de julho do mesmo ano, pelo bispo D. Manuel da Silveira d’Elboux. A porta principal, chamada de bronze, feita em duas folhas foi a conclusão dos elementos arquitetônicos que compõem as maravilhas da catedral, inaugurada definitivamente em 18 de novembro de 1954.
O papa Pio X criou a diocese de Ribeirão Preto no dia 7 de junho de 1908, desmembrando-a da diocese de São Paulo. Dom Alberto José Gonçalves, primeiro bispo, tomou posse da diocese de Ribeirão Preto a 28 de fevereiro de 1909.
O papa Pio XII elevou Ribeirão Preto à arquidiocese, no dia 19 de abril de 1958. Dom Luís do Amaral Mousinho foi o primeiro Arcebispo.
A catedral de São Sebastião, mais que um templo religioso, representa um monumento artístico importante, localizado na área central da cidade de Ribeirão Preto.
No dia 28 de junho, a ACIRP e o jornal Tribuna Ribeirão prestaram uma homenagem às empresas, instituições e entidades sociais e/ou de classe que foram fundadas ou estão presentes em Ribeirão Preto há 100 anos ou mais.