Tribuna Ribeirão
Artigos

Mais um capítulo da novela do aeroporto internacional…

Welson Gasparini *
[email protected]

Quem acompanha minha atuação como deputado estadual sabe do meu empenho em prol da internacionalização do Aeroporto “Leite Lopes”, de Ribeirão Preto, em função da sua importância econômica e social. Cobrei várias vezes da tribuna da Assembleia Legislativa (Alesp) ações do ex-governador Geraldo Alckmin e prossegui nessas cobranças junto ao governador Márcio França. Para minha alegria, vejo no jornal “Tribuna” de Ribeirão Preto, edição do último dia 15, uma manchete alvissareira em sua primeira página: ”Aeroporto: obra pode começar em setembro”.
É mais um capítulo, assim, de uma novela que se arrasta desde o meu último mandato como prefeito de Ribeirão Preto mas, tudo indica, caminhando para o final feliz. A notícia, em página interna, explicita: “O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) anunciou nesta terça-feira (14) a empresa Talude Construções, de Barueri (SP), como vencedora da licitação das obras de ampliação da pista do aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto (SP). A empreiteira receberá R$ 3,945 milhões para executar o projeto, valor 7,14% menor que o orçamento inicial. O edital para execução de obras previa gasto de R$ 4,2 milhões.”
Em nota, o Daesp informou que o contrato deve ser assinado após o término dos prazos de recursos e análise da documentação. “O prazo de execução de todas as melhorias, após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, é de seis meses”, diz.
De acordo com o Daesp, as obras a serem realizadas no Leite Lopes contemplam implantação da área de giro nas cabeceiras, instalação de acostamento nas pistas de taxiamento de aeronaves e reforço na pista de táxi para acesso ao pátio “dentro do objetivo de proporcionar mais segurança e flexibilidade às operações”, diz o departamento.
Essas obras fazem parte do pacote prevendo a expansão do aeroporto para um terminal internacional de cargas. Em abril último, vale lembrar,, o governo de São Paulo destinou R$ 8,8 milhões para os serviços, em contrapartida ao investimento de R$ 79,2 milhões do governo federal.
Do total empenhado pelo governo de São Paulo, R$ 4,2 milhões estavam destinados a obras na pista. Segundo o edital, os serviços da empresa vencedora da licitação serão fiscalizados por uma equipe técnica designada pelo Daesp.
O restante das obras, incluindo ampliações do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, e a seção contra incêndio, está previsto para ser executado com os recursos da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Em operação desde 1939, o Leite Lopes funciona em tempo integral com voos de passageiros e cargas, mas ainda não tem condições de operar voos internacionais e há pelo menos seis anos espera melhorias. E essas melhorias, de acordo com o cronograma já elaborado, devem começar no ano que vem com expectativa de conclusão até 2021.

* Deputado estadual (PSDB), advogado, professor e ex-prefeito de Ribeirão Preto

Postagens relacionadas

Obras de mobilidade avançam

Redação 1

O Brasil precisa de um novo contrato social! III

William Teodoro

Por onde os comitês de bacia começaram

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com