Tribuna Ribeirão
Esportes

Brasileiro A última batalha do Bota pelo acesso

O Botafogo faz na noite des­te domingo, 26 de agosto, no Estádio Santa Cruz, em Ribei­rão Preto, um dos jogos mais importantes de sua gloriosa história, que em outubro com­pletará 100 anos. O acesso à Sé­rie B do Campeonato Brasileiro será a coroação de um trabalho de renascimento do Tricolor que começou em meados da década de 2000, depois de uma sequência de rebaixamentos no estadual e no nacional.

A partida decisiva será con­tra o Botafogo de João Pessoa, o xará da Paraíba que venceu a partida de ida das quartas de fi­nal da Série C por 1 a 0, gol de Juninho, no segundo tempo do jogo de domingo (19), no Es­tádio Almeidão. Agora chegou a hora da verdade. Empate ou derrota do Pantera dá a vaga aos paraibanos. Para avançar às semifinais e garantir o acesso à Serie B, o Fogão precisa vencer por dois gols de diferença. Se for por diferença mínima, a decisão será nos pênaltis. A Confedera­ção Brasileira de Futebol (CBF) decidiu escalar apenas árbitros credenciados à Fifa nesta fase. Quem apita neste domingo é Dewson Fernando Freitas da Silva, do Pará.

O Botafogo-PB passou a se­mana concentrado em Águas de Lindóia, região serrana de São Paulo. Seu principal jogador, o ídolo Marcos Aurélio, que era dúvida e não viajou com a dele­gação por causa de uma contu­são, treinou durante a semana em João Pessoa e era esperado na sexta-feira (24). Ele perdeu um pênalti no Almeidão, co­brança que foi defendida pelo goleiro Tiago Cardoso na pri­meira etapa. O técnico Léo Con­dé deve optar por um esquema mais ofensivo, já que o empate elimina o Tricolor. Agora uma sociedade anônima, o Botafogo S/A quer encher o Santão: mais de 29 mil ingressos foram colo­cados à venda.

O time treinado por Léo Condé chegou às quartas de fi­nal com a melhor campanha da competição, com 35 pontos, e com o dobro de saldo de gols (16 a 8) do Operário-PR, que tam­bém somou 35 pontos em 18 rodadas. Apesar da derrota de domingo passado, e dos pontos da atual fase não serem somados aos da anterior, o Botafogo-SP segue com a melhor campanha e saldo de 15 gols.

Já o Botafogo da Paraíba foi o quarto colocado do Gru­po A, que reuniu clubes do Norte e do Nordeste. Somou 26 pontos contra 31 do Náu­tico, o primeiro colocado. A campanha do time comanda­do por Evaristo Piza teve seis vitórias, oito empates e quatro derrotas, com saldo de cinco gols. Já o Pantera chegou a dez vitórias, cinco empates e três derrotas, sem sofrer nenhum revés no Santa Cruz.

O provável time do Botafo­go-PB do técnico Evaristo Piza deve entrar em campo com Saulo; Gedeílson, Gladstone, Júnior Lopes (Lula) e Fábio Al­ves; Rogério, Rafael Jataí; Mar­cos Aurélio, Clayton Rosas e Juninho; Alex Gonçalves (Lean­dro Kível). Já o Pantera de Léo Condé deve jogar com Thiago Cardoso, Marcos Martins (Lu­cas Mendes), Carlos Henrique, Plínio e Peri (Daniel Vançan); Serginho (Leandro Salino), Tchô (Léo Baiano) e Yuri; Caio Dantas e Felipe Augusto; Pi­mentinha. Caio Dantas e Felipe Augusto são os artilheiros da competição, com nove e dez gols, respectivamente.

Em 2016, Bota bateu na trave

O primeiro jogo das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2016 deixou um gosto amargo na boca da torcida do Botafogo-SP, após empate em 0 a 0 com o ABC de Natal (RN), no Estádio Santa Cruz. Diante de 27.202 torcedores na noite de uma sexta-feira, seu maior público em 15 anos, o Pantera não conseguiu superar o adversário. No jogo de volta, em Natal, o “Mais Querido” bateu o Tricolor por 1 a 0 e conquistou o acesso à Série B, no dia 7 de outubro. O resultado negativo tornou-se ainda mais indigesto, pois bastava um empate com gols para a vaga ficar com o Fogão. O empate sem gols levaria a decisão para os pênaltis.

No jogo de volta, diante de 14.974 torcedores no Frasqueirão, o Bota­fogo buscou se defender para tentar levar a partida para os pênaltis ou buscar um contra-ataque e selar a vitória fora de casa e a conquista da vaga. Uma confusão, no entanto, causou a expulsão do atacante Nando, do ABC, e o zagueiro Filipe, do Pantera, que receberam cartão vermelho. Para recompor a defesa, o técnico Márcio Fernandes sacou um volante e colocou Mirita. E foi justamente ele quem falhou no lance que originou o gol do adversário, aos nove minutos da etapa final. O jogador furou e a bola sobrou para o meiaErivélton, que teve apenas o trabalho de tocar na saída de Neneca. Fim de jogo. Fim de sonho.

Time com pratas da casa subiu para a B em 1996

Um time recheado de jogadores pratas da casa fazia história em 1996. Em um 24 de novembro daquele ano, o Botafogo goleava o Figueirense-SC por 3 a 0 e conquistava o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória, que aconteceu no Estádio Palma Travassos, casa do rival Comercial – o Santa Cruz estava em reformas para o Paulistão –, foi com dois gols do atacante Lucas e outro do também atacante Claudinho, todos no primeiro tempo.

Os 4.742 torcedores que pagaram ingresso e foram apoiar o Botafogo estavam com dúvida quanto ao acesso. No j ogo de ida, realizado no estádio Olímpico, e m Florianópolis-SC, o Tricolor havia sido derrotado por 2 a 0, per deu os jogadores Jivago e Douglas [suspensos pelo terceiro cartão amarelo] e teria que golear em Ribeirão Preto. Com 36 minutos, por ém, o Bota já vencia por 2 a 0, com gols do gar oto Lucas aos 17 e 36. Quatro minutos depois, Claudinho fez a festa da galera com o ter ceiro gol na Joia. O técnico Z é Mário Crispim fechou a defesa, manteve o resultado e festejou o acesso.

O ano dos ‘Botafogos’

O Botafogo de Ribeirão Preto terminou a primeira fase com a melhor campanha da competição. Somou 35 pontos em dez vitórias, cinco empates e três derrotas. Já contando a partida de ida das quartas de final, tem o segundo melhor ataque com 30 gols – só perde para o Cuiabá (MT), que tem 34 – e a segunda defesa menos vazada, com 15 gols sofridos – a melhor é a do Santa Cruz, com 13. Não sofreu nenhu­ma derrota em casa. Felipe Augusto e Caio Dantas são os artilheiros do time e da competição, com nove e dez gols, respectivamente.

Oitavo colocado no Campeonato Paulista de 2018, com 18 pontos ganhos em quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas, o Botafogo encontrou dificuldades para montar a equipe que disputaria a Série C, isto pelo fim do contrato de vários jogadores que não renovaram com o clube e pela dispensa de outros. Uma das principais baixas foi a saída do atacante Bruno Moraes, o “General”, um dos artilheiros do time.

Após o período de férias e com a proximidade do início do Brasileiro, o técnico Condé e a diretoria de futebol tiveram dificuldades para contratar a adaptar praticamente um novo time com o elenco quase que totalmente renovado. Em uma única semana, por exemplo, chegaram à cidade oito atletas: o lateral-direito Lucas Mendes, o lateral-esquerdo Daniel Vançan, o zagueiro Gilberto, os volantes Matheus Jussa e Yuri, o meiaTchô e os atacantes Felipe Augusto e Caio Vieira.

O Botafogo da Paraíba realizou uma campanha regular no Grupo A da Série C do Brasileiro e terminou a fase de grupos com 26 pontos, con­quistando seis vitórias, oito empates e sofrendo quatro derrotas, sendo apenas uma delas em casa, no Almeidão, contra o Remo. Tem a terceira melhor defesa da competição empatado com Bragantino (SP) e Tomben­se (MG), com 17 gols sofridos, e o décimo melhor ataque da Série C com 23 gols marcados, ao lado do Santa Cruz. O artilheiro do Belo é o atacante Marcos Aurélio, com seis gols assinalados.

No ano de 2018, o time conquistou o Campeonato Paraibano der­rotando o Campinense (PB) na final por 2 a 0 no Almeidão. Também disputou a Copa do Brasil no início do ano, sendo derrotado por 4 a 0 pelo Atlético Mineiro e consequentemente eliminado da competição. Também atuou na Copa do Nordeste, onde foi eliminado nas quartas de final pelo Bahia perdendo em casa a primeira partida por 2 a 1.

Postagens relacionadas

Hulk reafirma desejo de jogar no Palmeiras, mas vê dificuldade de deixar a China

Redação 1

Incomodada, Uefa pede a jogadores para não removerem garrafas de patrocinadores

Redação 1

RP recebe militares de 92 cidades

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com