Cerca de 2.500 corredores entre inscritos e pipocas participam na manhã deste domingo, 26 de agosto, da 8ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão. Foram confirmadas presenças de representantes de 82 cidades de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Roraima. A largada e chegada acontecem no estacionamento do RibeirãoShopping. O percurso passará por ruas e avenidas da Zona Sul. A prova começará às sete horas.
O percurso da Meia sofreu alterações, mas continua desafiador. Uma subida no Jardim Olhos D´Água deve ser o diferencial da prova. Em compensação os trechos de retas planas são maiores que na edição passada, uma vez que a entrada ao bairro City Ribeirão foi retirada da prova. As medidas tiveram como objetivo principal dar mais segurança aos corredores, uma vez que todo o percurso é fechado aos atletas.
Além dos Olhos D´Água, bairro com belo visual e em expansão, o percurso passará pelo Jardim Canadá e Jardim Botânico. Em relação ao ano passado houve a inclusão de um trecho na avenida Presidente Vargas, o que proporcionará uma chegada mais rápida. A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) será a responsável pelas interdições e contará com apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda Civil Municipal, Entrevias e cerca de 200 staffs espalhados no percurso.
A Meia Maratona integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e também tem o apoio da prefeitura e do Ribeirão Convention Bureau. A prova faz parte dos calendários municipal e estadual de eventos esportivos e faz uma homenagem ao Dia dos Bombeiros. RibeirãoShopping e Caixa Econômica Federal são os patrocinadores Master. Os patrocinadores Premium são Ambient, Rodonaves, Sincovarp e NET.
QUADRO DE CAMPEÕES
2011: IVANEI XAVIER e LUCILENE BATISTA
2012: ANÓE DIAS e TATIANA RODRIGUES
2013: LUCAS FERREIRA e MARIA ZEFERINA BALDAIA
2014: LUCAS FERREIRA e MARIA ZEFERINA BALDAIA
2015: LUCAS FERREIRA e TATIANA RODRIGUES
2016: SAMUR INÁCIO e TATIANA RODRIGUES
2017: SAMUR INÁCIO e TATIANA RODRIGUES
Samur busca o tri: disputa está aberta no feminino
A disputa pelo título de campeão da Meia Maratona Tribuna Ribeirão está em aberto. Samur Inácio, que venceu as duas últimas edições, se recupera de lesão e Lucas Ferreira, tri-campeão (2013, 2014 e 2015) além de vice nas duas últimas Meias de Ribeirão, está inscrito nos 10km, também se recuperando de lesão. Mesmo não estando em sua melhor forma, Samurvai tentar mais uma vitória, mas um novo protagonista poderá surgir para disputar o título com ele.
No feminino, Tatiana Rodrigues está ausente por um bom motivo. Está grávida, no sexto mês de gestação. Maria Zeferina Baldaia, uma das lendas da corrida de rua do Brasil, não havia confirmado presença até o fechamento desta edição. Ambas revezam o primeiro lugar desde 2012. Uma nova campeã pode pintar.
Cidades participantes
ALTINÓPOLIS / SP AMÉRICO BRASILIENSE / SP ARARAQUARA / SP ARCEBURGO / MG BADY BASSITT/SP BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC BARRINHA/ SP BATATAIS / SP BEBEDOURO / SP BELO HORIZONTE / MG BONFIM PAULISTA / SP BRAGANÇA PAULISTA/ SP BRODÓWSKI / SP CAJURU / SP CAMPINAS / SP CASCAVEL/ SC CATANDUVA/ SP CRAVINHOS/ SP DOBRADA/ SP FERNANDÓPOLIS/ SP FRANCA / SP FRANCISCO SA /MG GUAÍRA/ SP GUARÁ/ SP GUARIBA / SP GUATAPARÁ / SP IBITINGA/ SP INDAIATUBA/ SP ITÁPOLIS/ SP ITAQUAQUECETUBA/ SP ITUVERAVA/ SP JABOTICABAL/ SP JARDINÓPOLIS/SP JAÚ/ SP JUNDIAI / SP LEME/ SP LUIZ ANTONIO / SP MARIANA / MG MARÍLIA/ SP MATÃO/ SP MOCOCA / SP MONTE ALTO / SP MONTE AZUL PAULISTA/ SP MONTE SANTO DE MINAS /MG MORRO AGUDO / SP ORLÂNDIA/ SP PASSOS/MG PATROCÍNIO PAULISTA/ SP PIRASSUNUNGA/ SP PITANGUEIRAS / SP PIUMHI/MG POÇOS DE CALDAS/MG POUSO ALEGRE/MG PONTAL/ SP RIBEIRÃO BONITO/ SP RIBEIRÃO PRETO/ SP RINCÃO / SP RIO DE JANEIRO/RJ ROLIM DE MOURA/ RO SALVADOR / BA SANTA RITA DO PASSA QUATRO / SP SANTA ROSA DE VITERBO / SP SANTO ANDRÉ/ SP SÃO CARLOS / SP SÃO JOÃO DA BOA VISTA/ SP SÃO JOAQUIM DA BARRA/SP SAO JOSE DO RIO PARDO/ SP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/ SP SAO PAULO / SP SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO / MG SÃO SIMÃO / SP SERRANA / SP SERTÃOZINHO / SP SOROCABA/ SP TAIUVA/ SP TAQUARITINGA/ SP TAUBATÉ / SP UBERABA/ MG UBERLÂNDIA/ M VARGEM GRANDE DO SUL/ SP VIRADOURO/ SP
Coletores querem o pódio na 8ª Meia
Eles correm de segunda-feira a sábado de 20 a 25 quilômetros, por dia, atrás de um caminhão de lixo. Neste domingo, quatro coletores da Estre, empresa responsável pela coleta e limpeza em Ribeirão Preto, vão encarar pela primeira vez a meia maratona contra os melhores corredores da região.
Um deles é Marcelo Manoel de Sousa Alves mais conhecido, entre os colegas, como UsainBolt, o homem mais veloz do mundo. “Sou rápido como ele e vou entrar na prova para ficar entre os primeiros”, afirma o Bolt, de Ribeirão Preto.
O mais experiente do grupo é Juliano Douglas dos Santos, que já correu outras provas em sua cidade natal: Parnaíba, no Piauí. “Mas desde que fui inscrito para esta corrida tenho treinado todas as manhãs perto de minha casa. À noite, eu treino correndo atrás dos caminhões”, fala sorrindo.
Isau Alves Nascimento é o terceiro coletor a apostar nos “treinos diários” para subir ao pódio. “Eu quero ser o primeiro ou segundo colocado”, afirma. O quarto coletor é Abinadabe Silva, que também estipulou uma meta audaciosa. “Quero ser segundo ou, no mínimo, terceiro colocado. Se for primeiro é lucro”.
Na corrida, os coletores terão a companhia de quase três mil atletas, que vão disputar as provas dos 5 Km, 10 km e 21 km. “As provas têm apresentado ótimos índices. São atletas preparados e que treinam regularmente e realizam várias corridas por ano”, diz Eduardo Batista, um dos organizadores.
Estre – A Estre está fornecendo material (tênis e camiseta personalizada) e uma consultoria técnica para seus profissionais interessados em participar da corrida. No total, são 25 inscritos. Além dos quatro coletores, há varredores, pessoal de manutenção e da área administrativa, mecânicos e lavadores de caminhões.
Para melhorar a performance dos corredores, o diretor esportivo da ZTrack, José Carlos Fernando, foi convidado pela direção da empresa para passar dicas aos atletas inscritos. “O pessoal está bem motivado. Por isso, creio que poderão fazer uma boa corrida”, avalia.
Para o diretor de comunicação e marketing, Marcello D’Angelo, a corrida “é uma maneira de incentivar nossos profissionias a praticarem atividades físicas e terem saúde e qualidade de vida. Ano que vem queremos muito mais pessoas participando da equipe”.
100% limpo – A Estre é uma das empresas que apoia a Meia Maratona de Ribeirão Preto e será a responsável pela limpeza do percurso onde será realizada a corrida. A empresa leva para a prova o conceito de evento 100% limpo. Profissionais da empresa vão trabalhar antes e depois da corrida para deixar tudo impecável. O material que não for reaproveitável será recolhido e imediatamente destinado ao aterro sanitário. O lixo reciclável, por sua vez, será enviado à Cooperativa Mãos Dadas.