Os 20 anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se destaca na edição desta sexta do Rede Escola, às 19h, na TV Escola. Uma reportagem especial relembra a primeira edição do exame, que tinha 63 questões e a redação com o tema “Viver e Aprender”. Ao logo dos anos o Enem mudou muito e hoje é o principal meio de acesso às universidades públicas e particulares. A equipe do Rede Escola foi às ruas conversar com estudantes e saber deles quais as expectativas para a prova desse vigésimo ano do Enem.
A edição desta semana vai levar o espectador para conhecer de perto o Núcleo Avançado em Educação (Nave), que tem iniciativas pedagógicas que transformam o conceito de ensino e aprendizagem. Uma escola que surgiu de uma PPP – Parceria Público Privada – entre o Instituto Oi Futuro com as secretarias de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Pernambuco e que ensina com base na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Educação – A Rocinha, uma das mais populosas comunidades do Rio de Janeiro, também está presente na revista eletrônica de educação da TV Escola. Um lugar que tem história para contar, uma delas a de um projeto pioneiro de inovação na educação: Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente), onde os adolescentes são protagonistas de seu próprio percurso de aprendizado, utilizando a tecnologia como ferramenta inovadora e de potencialização educacional. Rede Escola foi até lá para conferir de perto esse projeto que vem ajudando crianças e adolescentes da região.
A tecnologia tem mais uma participação no programa. Uma entrevista exclusiva com Romero Raposo Filho, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC. O secretário vai conversar sobre os desafios e propostas para o setor.
E em sua coluna semanal, o jornalista especializado em educação, Antônio Gois, fala sobre um livro, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que aponta razões para a queda de prestígio da carreira de professor. Uma delas tem a ver com uma boa notícia, as novas possibilidades no campo de trabalho para as mulheres. Mas que traz, como consequência, a diminuição do interesse delas na carreira de professora.
Rede Escola é exibido todas as sextas, às 19h, com reprises aos sábados, às 16h; domingo, às 12h; e segunda-feira, às 12h30. Todos os programas da série estão disponíveis no site da TV Escola.
Assista o programa também no canal da emissora no YouTube.
Assessoria de Comunicação Social