Com objetivo de fortalecer o cenário cultural de Ribeirão Preto e criar um intercâmbio artístico, envolvendo seis artistas locais e outros oito que residem em São Paulo, começa nesta sexta-feira, 24 de agosto, a exposição “Habita-me”, com realização e produção da artista Silvia Jábali e curadoria de Paula Borghi, no Palacete 1922 (Jorge Lobato).
A exposição conta com obras de diferentes linguagens, como fotografia, vídeo, pintura, instalação, desenho e objetos que irão ocupar o Palacete 1922 até 9 de setembro. Todos os espaços serão utilizados, desde o jardim até os quartos. A visitação é aberta ao público e gratuita. “Habita-me” parte da ideia de casa, residir, viver e conviver. Também celebra o resgate histórico do Palacete 1922, construído na década de 1920. Em 2015, teve início o processo de restauração e revitalização, após um amplo trabalho de pesquisa histórica e física.
“O que me moveu para realizar esse projeto foi o desejo de oferecer para Ribeirão Preto uma exposição com o intercâmbio de artistas tanto da minha cidade quanto com artistas que residem em São Paulo, cidade onde resido desde 2003, gerando assim um movimento maior na cena cultural de Ribeirão, não podemos depender apenas das instituições para fazer acontecer, temos que exercer nosso papel de cidadão e como protagonistas quanto ao nosso papel na difusão da arte”, diz Silvia Jábali, que é ribeirão-pretana, artista participante da exposição.
“Aproveito para agradecer pela parceria com o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), na pessoa do Nilton Campos, seu diretor, sempre comprometido na divulgação e valorização do artista, e também pelo empenho de Hector Sominami Lopes, proprietário do Palacete 1922, que foi muito receptivo e nos deu total apoio”, ressalta. O casarão histórico fica na rua Álvares Cabral nº 676, no Centro Histórico de Ribeirão Preto.
A exposição acontece de forma simultânea ao 43º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional- Contemporâneo (Sarp 2018), que começou no dia 3 e vai até 21 de setembro, no Marp – rua Barão do Amazonas nº 323, Centro. Artistas que fazem parte da exposição: Adriana Amaral, Keyt Mendonça, Paola Junqueira, Silvia Jábali, Simone de Moraes e Yasmin Guimarães, todas de Ribeirão Preto, além de Carla Chaim, Claudio Cretti, Dayson Gilbert mais Leopoldo Ponce, Estela Sokol, Marcelo Amorim, Nino Cais e Pedro Gallego, que são artistas de São Paulo.