O percurso da Meia Maratona Tribuna Ribeirão sofreu alterações na sua oitava edição. Largada e chegada continuam no estacionamento do RibeirãoShopping e o percurso passará pelo Jardim Canadá, Jardim Botânico e bairro Olhos D´Água. Em relação ao ano passado, houve a inclusão de um trecho na avenida Presidente Vargas e a retirada do percurso na City Ribeirão.
“Nosso maior objetivo é oferecer um percurso seguro ao corredor, sem ruas compartilhadas com carros. Entendemos que a entrada na City Ribeirão poderia provocar problemas nesse sentido. Outro ponto foi a retirada de passar por duas vezes nos Olhos D´Agua, na ida e na volta. Agora é uma volta maior no bairro, mas uma vez apenas”, explica Fabiano Ribeiro, um dos organizadores da Meia Maratona.
Além da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda Civil Municipal, concessionária Entrevias e cerca de 200 staffs espalhados no percurso vão trabalhar no dia da prova, que deve reunir cerca de três mil “atletas” no próximo domingo, 26 de agosto, a partir das sete horas. Serão disputadas provas de 21 quilômetros, dez e cinco mil metros.
No ano passado, na sétima edição, mais de 2.500 corredores participaram da Meia Maratona Tribuna Ribeirão. Samur Inácio e Tatiana Rodrigues, assim como em 2016, venceram a prova dos 21 quilômetros. Participaram atletas de 84 cidades brasileiras e até de Londres (Inglaterra). Além de São Paulo, a prova contou com participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e do Distrito Federal.
Foram quase 1.500 corredores inscritos oficialmente, mas os organizadores estimam que outros mil participaram como “pipocas”, principalmente na prova dos cinco mil metros. Samur Inácio, de Ribeirão Preto, foi bicampeão com 1h10. Lucas Ferreira Cardoso ficou em segundo, seguido por Luís Fernando Medeiros, Daniel Duarte Naves e Rodrigo Lemes Pereira.
No feminino, Tatiana Rodrigues venceu com 1h34. Ela levou quatro das sete edições da prova. Em segundo ficou Lívia Martins da Palma Colmanetti, sendo seguida por Fernanda Helena Salami, Valéria Rodrigues Zamperlini Alonso e Lucilene Batista Xavier. Os corredores comprovaram que o percurso foi desafiador, mas elogiaram os pontos de hidratação e a atenção dos staffs.
A Meia Maratona integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e também tem o apoio da prefeitura e do Ribeirão Convention Bureau. A prova faz parte dos calendários municipal e estadual de eventos esportivos e faz uma homenagem ao Dia dos Bombeiros. RibeirãoShopping e Caixa Econômica Federal são os patrocinadores Masters. Os patrocinadores Premium são Ambient, Rodonaves, Sincovarp e NET.
Novo lote especial de inscrição foi aberto
As inscrições pelos sites foram encerradas no dia 12 de agosto, mas atendendo a pedidos de corredores que não conseguiram se inscrever, a direção da Meia Maratona abriu um lote especial.Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: meiamaratonatribunaribeirao.com.br, no entanto, a inscrição está condicionada às ultimas vagas.
Todos os corredores inscritos receberão numeral de peito e chip de cronometragem eletrônica descartável para a aferição do tempo. Os inscritos ganharão ainda uma camiseta em tecido especial, próprio para corrida, uma medalha alusiva à 8ª Meia Maratona e medalha finisher, além de poderem usufruir da estrutura pós prova, com isotônico Powerade, fruta e água.
Bola de Neve marca presença na corrida
Mais de setenta integrantes da igreja Bola de Neve estarão envolvidos voluntariamente na arena de largada e chegada. Eles que receberão os corredores após a conclusão de cada desafio pessoal, seja 5km, 10km ou a meia maratona – 21 quilômetros. Ano passado, esse pessoal fez a diferença com incentivo aos corredores do início ao final da prova. Os integrantes afirmam que vão para o evento com o objetivo de auxiliar no que for possível os corredores, seja com palmas, palavras amigas ou incentivos.