Em entrevista para o programa The Great American Read, da emissora PBS, Martin afirmou que as obras do britânico J.R.R. Tolkien, em especial O Senhor dos Anéis, tiveram profunda influência em sua carreira e na maneira como encara a literatura “A maior invenção de Tolkien foram os personagens que lidam com a tentação do anel e o que fazer com ele. Todos eles estão em uma batalha dentro de seus corações, que podem se ambientar em qualquer tempo e época da história do mundo”, explicou.
“E então Gandalf morre! Eu não consigo explicar o impacto que isso causou em mim aos 13 anos. Você não pode matar o Gandalf! Conan não morreu nos livros de Conan. Sabe? Tolkien simplesmente quebrou esta regra, e eu o amo por isso”, continuou Martin.
“No momento em que você mata o Gandalf, o suspense de tudo o que se segue é mil vezes maior. Porque, agora, qualquer um pode morrer. Isso causou um grande efeito na minha própria disposição de matar personagens em um piscar de olhos”, completou o autor.
A oitava e derradeira temporada de Game of Thrones terá sua estreia mundial no primeiro semestre de 2019. Já o livro The Winds of Winter, sexto capítulo de As Crônicas de Gelo e Fogo, continua sem data de lançamento.