O FBI está alertando o mundo todo sobre um novo ataque que vem afetando caixas eletrônicos dos Estados Unidos. A ameaça foi reportada pelo jornalista Brian Krebs no site de cibersegurança Krebs On Security.
O crime, chamado de ATM cash-out (saque em caixa eletrônico), é capaz de hackear uma instituição financeira ou processadoras de cartões, utilizando então as informações roubadas para fazer o saque de altas quantias de dinheiro em caixas eletrônicos de todo o mundo. Segundo o FBI, um esquema global deve acontecer nos próximos dias.
A agência também alerta sobre como os ataques podem ser feitos, contando que, em denúncias anteriores, o disco rígido das máquinas são substituídos e que com a ajuda de um endoscópio industrial, um botão interno é pressionado para a reinicialização do dispositivo.
“Os cibercriminosos normalmente criam cópias fraudulentas de cartões verdadeiros, enviando os dados dos cartões roubados para que co-conspiradores imprimam as informações em cartões magnéticos reutilizáveis, como cartões de presente encontrados em lojas de varejo. Em um tempo pré-determinado, eles retiram os fundos da conta dos caixas eletrônicos utilizando estes cartões”, também alerta o FBI.
Em declaração à imprensa norte-americana, uma porta-voz do FBI disse que o serviço de inteligência costuma recomendar com frequência que as empresas privadas e parceiras fiquem atentas a possíveis ameaças que podem ser encontradas no decorrer da investigação. Um alerta foi enviado a um grupo de profissionais de segurança cibernética e administradores de sistemas de empresas financeiras.
Fonte: Krebs On Security, Canaltech