Autoridades italianas confirmaram a morte de ao menos 26 pessoas e outros 15 feridos – nove em estado grave – no desabamento de parte da estrutura da Ponte Morandi, em Gênova, Itália. Um trecho de aproximadamente 200 metros caiu nesta terça-feira, 14 de agosto, da estrutura que passa pela rodovia A10, na Itália. Mais de 400 moradores estão desabrigados.
No momento do desabamento, entre 35 e 40 veículos passavam pelo local, no norte de Gênova. Doze pessoas foram retiradas vivas dos escombros, segundo as autoridades italianas. O trecho que desabou faz parte da Ponte Morandi, que passa sobre a estrada A10, tem 1.182 metros de extensão, 45 metros de altura no nível da estrada e três pilares de concreto reforçado com 90 metros de altura cada.
Segundo autoridade de Defesa Civil da Itália, todas as vítimas do acidente em Gênova estavam nos veículos que caíram da estrutura da Ponte Morandi. Durante entrevista em Roma, o chefe da agência de Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli, afirmou que havia dois armazéns na área onde os escombros caíram, mas os estabelecimentos estavam fechados e vazios.
O viaduto Polcevera, também chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria. Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e “Ponte do Brooklyn” pelas semelhanças com o famoso local em Nova York.