O Consórcio PróUrbano, em parceria com a Qiwi, empresa especializada em rede de vendas, desenvolveu o Buspag, equipamento que oferece soluções em recarga embarcada aos clientes do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. O resultado é um projeto piloto que já está nas ruas e irá garantir mais agilidade e rapidez nas recargas.
Os testes estão sendo feitos na linha Ribeirão Verde I, mas a ideia é implantar os equipamentos de autoatendimento em todos os ônibus da frota – são mais de 350 e 118 linhas. Os próximos 30 dias vão mostrar a aceitação dos passageiros e a eficácia da tecnologia. O pagamento é efetuado através de cartão de débito.
O objetivo é levar mais comodidade aos nossos passageiros, atender com uma solução eficiente. Essa é uma tecnologia já consolidada na Europa e, pela primeira vez, será implementada no Brasil. “A nossa cidade será privilegiada”, declara Carlos Roberto Cherulli, diretor do Consórcio PróUrbano.
O superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Antonio Carlos de Oliveira Júnior, realizou um teste no equipamento ao recarregar um Cartão Cidadão. “Se tudo ocorrer como o esperado, será mais um benefício que os usuários do transporte coletivo poderão utilizar a fim melhorar a praticidade e o conforto no dia a dia”, destaca.
Os testes têm o objetivo de verificar a eficiência e praticidade deste sistema de autoatendimento. As avaliações de recarga serão realizadas na presença de um analista do PróUrbano. O diretor de negócios da Qiwi no Brasil, Fabio Kutchukian, diz que antes de selecionar a cidade teste, a empresa avaliou que Ribeirão Preto possui uma frota de ônibus nova e um sistema moderno de operações.