Foi um jogo feio de assistir, mas o Botafogo fez o suficiente em campo para empatar em 0 a 0, neste sábado, contra o Tombense, em Tombos-MG, e garantiu a primeira colocação do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C para o mata-mata. Com a derrota para a Luverdense, por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde, O Operário-PR terminou na vice-liderança. Os dois times encerraram a fase de classificação com 35 pontos, mas o Pantera levou vantagem no saldo de gols (16 a 9).
Com a conquista, o Botafogo vai enfrentar o quarto colocado do Grupo A, o Botafogo-PB, com o primeiro jogo na Paraíba e o segundo em Ribeirão Preto.
O jogo
Léo Conde armou um time robusto no meio-campo com Serginho, Léo Baiano e Sabino, para impedir qualquer surpresa em Minas Gerais. Mesmo sem fazer uma grande exibição, o Tricolor foi várias vezes ao ataque com chances de abrir o marcador, mas errou nas finalizações ou esbarrou no goleiro Darley, que fez ao menos duas grandes defesas durante toda a partida.
Foi um jogo de entrega e o time se mostrou cansado no segundo tempo, não apenas pelo jogo em si, mas também pela desgastante viagem de quase 900 quilômetros até Tombos, que teve uma escala, em Juiz de Fora, onde o time treinou na sexta-feira, antes de dar prosseguimento à viagem.
Dos 18 jogos disputados, o Botafogo venceu 10, empatou cinco e sofreu apenas três derrotas, uma delas para o Operário, no primeiro turno. O time marcou 30 gols e sofreu 14, com saldo de 16. O aproveitamento da equipe foi de 64,8% ao longo de toda a competição.
Foto: Reprodução TV Botafogo