Esta história incrível começou em 1958, na cidade de Coruripe, no estado de Alagoas, quando, aos 19 anos, o jovem Matias José Lima de Oliveira veio para São Paulo em busca de trabalho e melhores condições de vida, deixando para trás seus pais e 20 irmãos.
Os anos se passaram, a idade avançou e a necessidade de trabalho e sobrevivência obrigou Matias a se deslocar de cidade em cidade, passando por Mococa até finalmente chegar em Cássia dos Coqueiros, onde já com idade avançada e saúde debilitada, em estado de vulnerabilidade, foi internado no Lar dos Velhos do município, onde permanece há onze anos.
Sem documentos, com vários problemas de saúde e memória enfraquecida, entrou na vida de Matias a figura do presidente do Lar dos Idosos de Cássia dos Coqueiros, Milton Furquim, que começou a se dedicar e conseguiu documentos para o interno.
Através de telefonemas, contatou cartórios da cidade de Coruripe (AL), onde Matias dizia ter nascido. Após muitas ligações, finalmente uma resposta positiva: o nascimento havia sido localizado no livro de registro do cartório, o que viabilizou uma pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Inconformados com o desaparecimento de tantos anos, um sobrinho lá de Alagoas contratou uma empresa especializada que, após um bom período rastreando as localidades por onde Matias havia passado, conseguiu encontrar, localizar em Cássia dos Coqueiros, município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, o parente desaparecido há 60 anos.
A notícia se espalhou feito rastilho de pólvora, causando uma verdadeira euforia no seio da família que imediatamente entrou em contato com a entidade de Cássia dos Coqueiros, e o primeiro encontro aconteceu em 1º de agosto, quando Matias conversou com a irmã Helena de Oliveira Ferreira, de 63 anos, que não tinha lembranças do irmão, pois quando se separaram ela tinha apenas três anos de idade.
Atualmente, Helena vive com sua família em Mogi das Cruzes. Os familiares pretendem levar Matias de volta para Coruripe o mais rápido possível. As passagens de avião já estão sendo providenciadas e uma grande festa está sendo preparada para recebê-lo, 60 anos depois da partida. A família deve desembarcar em Cássia dos Coqueiros no dia 20 deste mês.
Esta é uma bela história que teve um final feliz, e sem dúvida deve-se ressaltar a importância do Lar do Idosos de Cássia dos Coqueiros, que há 25 anos vem cuidando e acolhendo os idosos da cidade sob a coordenação de seu presidente Milton Furquim, que dedica boa parte de seu precioso tempo a essa causa tão nobre que é cuidar e zelar pela vida dos idosos.