Depois de ganhar fama por aqui, graças a sua infalível capacidade de farejar drogas, o cão Aquiles, do Canil da Polícia Militar de Ribeirão Preto, vai fazer sua primeira viagem internacional. Na próxima quarta-feira, 15 de agosto, o springer spaniel de quatro anos e meio de idade embarca junto com seus dois treinadores, os cabos Ricardo Alexandre Cazarotte e Sergio Eduardo Candido Júnior, para Denver, no Colorado, Estados Unidos.
Aquiles participará do Campeonato Mundial de Cães Farejadores e concorrerá em três provas: faro de drogas, de explosivos e maneabilidade com seu treinador. Na prova de maneabilidade os animais com qualidade de treinamento conseguem atingir os melhores desempenhos em provas como passar debaixo de arames farpados e pular obstáculos. A competição acontece de 15 a 25 de agosto.
Segundo o cabo Cazarotte, o convite para Aquiles participar da competição aconteceu em virtude da fama que o cão conseguiu por sua excepcional capacidade de farejar drogas. Ele já localizou 1,5 tonelada de drogas em mais de 60 operações policiais. “Temos outros bons cães farejadores na Polícia Miliyar, mas o Aquiles é o melhor”, afirma o policial, orgulhoso de seu companheiro canino.
Vale ressaltar que, apesar da autorização da Policia Militar para a viagem e do fato de ela estar sendo considerada um trabalho, os recursos financeiros para pagar as passagens e a estadia dos policiais e do cão nos Estados Unidos são de responsabilidade dos adestradores. Por ser considerado um adestrador profissional e, portanto, capaz de controlar o cão em todas as situações, Cazarotte também terá a companhia de Aquiles ao seu lado durante a viagem. “Do jeito que ele é brincalhão e ativo, com certeza, vai ser alvo de muitas selfies durante o voo”, completa Cazarotte.
No dia 24 de agosto, o 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-3), sob o comando do tenente-coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, promoveu uma solenidade em comemoração ao Dia do Solado e de valorização do policial fardado. Além de entregar diplomas e medalhas aos PMs que se destacaram neste ano e às pessoas que colaboram com a corporação, uma homenagem chamou a atenção: o cão Aquiles foi condecorado por sua “eficiência total de faro de drogas”.
O cachorro da raça springer foi o primeiro a receber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao tráfico de entorpecentes – antes dele, apenas Dick, do Canil Central da PM em São Paulo, havia sido homenageado, ainda no governo de Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994), mas por ter encontrado uma pessoa. Em relação aos entorpecentes, Aquiles é infalível neste tipo de operação.