Educação, esporte e cultura são levados através das Leis de Incentivos
Muito se fala sobre os incentivos fiscais, porém poucos sabem como elas realmente auxiliam no desenvolvimento social de uma cidade. A proposta é que empresas e pessoas que declaram imposto de renda pelo lucro real ou modo completo respectivamente, possam destinar parte desses valores para projetos aprovados pelas leis de incentivo. O recurso, dessa forma, é utilizado para garantir que programas sociais, culturais, esportivos e de saúde tragam benefícios para diversas pessoas e comunidades.
Especialista em Leis de Incentivo e diretor da Terra Incentivos Fiscais, Danilo Terra vê a captação de recursos como fator de grande importância para o desenvolvimento social e pessoal das crianças, atletas, artistas e idosos de Ribeirão Preto. “A destinação de recursos originários dos incentivos é fundamental, dessa forma junto com nossos parceiros, proporcionamos uma melhor formação aos jovens. Vários projetos, que influenciam de forma positiva e oferecem mais oportunidades a vida de crianças e adolescentes, estão em andamento graças aos incentivos fiscais”, fomenta.
No caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), apenas pessoa jurídica de lucro presumido e real, contribuintes deste tributo, podem realizar a destinação aos projetos.
Dorival Luiz Balbino de Souza, diretor da Riberball, fala sobre a influência dos incentivos fiscais ao meio em que sua empresa está inserida. “Com as destinações sabemos que estamos ajudando as entidades que tanto precisam, fazendo nossa parte na sociedade”, afirma.
A Terra Incentivos Fiscais é a agência responsável pelos principais projetos sociais em Ribeirão Preto e região, que possuem condições de receber essas destinações. Uma das iniciações que são orientadas pela empresa são o Bola Bacana, Educa Judô, Equipe de Ciclismo, Orquestra Sinfônica, Cia Minaz, ADEVIRP, Lar Padre Euclides, Feira do Livro, entre outros.
Para Dorival, possuir uma agência especializada para orientar na destinação é de suma importância. “Temos a Terra Incentivos Fiscais como exemplo, pois eles estão presentes conhecendo as necessidades de cada entidade e nos repassando para escolhermos qual pretendemos ajudar. Ela também é muito importante para as entidades, já que possuem garantia de uma ajuda confiável”, ressalta.