Tribuna Ribeirão
Cultura

Festitália – Começa a festa da colônia italiana

Neste final de semana, entre esta sexta-feira (3) e domingo, 5 de agosto, a festa no Morro do São Bento será regada a macar­rão, calzone, pizza e tarantella. Começa hoje o 13º Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Pre­to (Festitália 2018). O tradicional evento tem entrada franca e o objetivo de resgatar e promover a cultura italiana por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato. São esperadas 15 mil pessoas, mesmo público do ano passado.

A festa da colônia italiana terá 30 horas de programação, e a primeiro atividade começa às 19 horas desta sexta-feira, com a ex­posição “Memorial do Imigrante Italiano”, no saguão do Teatro Municipal. Na sequência, acon­tecerá a solenidade de abertura com homenagem à família Sar­tore, representada por Marilena Sartore, filha de Matteo Sartore, que chegou ao Brasil no porto do Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1924, a bordo do navio a vapor Formosa, que partiu de Gênova.

Sartore veio trabalhar no cultivo do café, em Bonfim Paulista. De 1928 e 1942 foi secretário da Sociedade Dante Alighieri, em seguida, passou a diretor tesoureiro da entidade e esteve no cargo até a morte, em 1965. A noite especial também contará com a apresentação do Coro Memorie d’Italia, com a participação do maestro Ale­xandre M. Perticarrari.

Na sequência, o Gruppo Folk Dante Alighieri animará o pú­blico com a famosa tarantella. O Grupo Cuore d’Italia encerrará a noite com mais música. Os vi­sitantes terão a oportunidade de acompanhar toda programação apreciando a culinária europeia. Quinze expositores farão parte da festa e irão preparar os mais variados pratos, com carinho e qualidade. Neste ano, acontece, pela primeira vez, uma palestra sobre cidadania italiana.

O seminário será apresen­tado pelo professor Giuseppe Contri, responsável pela área de relações públicas do vice-con­sulado da Itália, em Ribeirão Preto. O bate-papo será desen­volvido em duas ocasiões: sá­bado (4) e domingo (5), ambos, às 16 horas. A programação da festa contará com mais de 18 shows e muitas canções que lembram a “Velha Bota”.

No sábado, segundo dia de Festitália, haverá o almoço mu­sical. Na ocasião, os visitantes po­derão apreciar a gastronomia ao som da soprana Rosana Merino e amigos. Às 17 horas, Kleber toca novas tarantellas acompanhado da coreografia do Grupo Somos. Em seguida, Carlos Gilberto sobe ao palco com o show “Recordar é viver”. O Coro Memorie d’Italia e o maestro Alexandre M. Per­ticarrari retornam ao evento às 18 horas e o Gruppo Folk Dante Alighieri, às 19h30. Finalizando o sábado, Claudinei Colucci e Ivano Italianíssimo cantam clás­sicos, a partir das 20 horas.

A tradicional macarronada na “Casa da Nonna”, no domin­go (5), será substituída pela inte­ração entre toda a comunidade no Festitália, acompanhada do show da soprano Rosana Merino e amigos, às 12 horas. O cantor Kleber apresenta novamente as tarantellas, às 16h30. Carlos Gil­berto, com o tema “Recordar é viver”, promete resgatar as can­ções que marcaram a memória dos imigrantes e descendentes, às 17 horas, seguido pelo Coral do Sincovarp, às 17h45. O Grup­po Folk Dante Alighieri faz a sua última apresentação no evento, às 19h30. A partir das 20 horas, Claudinei Colucci volta ao festi­val e passa o microfone para o te­nor Ricardo Bombarda finalizar a festa em grande estilo.

“Os italianos são conhecidos mundialmente pela sua gastro­nomia. Para as comemorações, sempre animadas e contagian­tes, eles reuniam a família e os amigos em encontros regados à comida, música e dança. Todos esses ingredientes estão no Fes­titália. É um momento de revi­ver os costumes dos imigrantes que se estabeleceram na cida­de”, comenta Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, entidade que realiza o evento. O tradicional evento é considerado patrimônio cul­tural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turísti­co do Estado de São Paulo.

Nesta edição também será realizado o concurso culinário SuperChef Festitália, que terá o público como avaliador. A com­petição será entre os alunos do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica José Martimiano da Silva. Os participantes irão preparar espaguete nas oficinas e serão apresentadas receitas do prato Alla Norma, À Matriciana e À Carbonara. Os estudantes se­rão avaliados pelos visitantes.

Além das atrações musicais, o Grupo de Teatro Dante Alighieri vai reapresentar, na edição deste ano do Festitália, o espetáculo “Guido & Nicoletta – O retorno”, com direção de Celso Rodrigues. A peça poderá ser vista nos dias 4 e 5 (sábado e domingo), às 18h30. O texto é uma homena­gem à dupla de humoristas Vi­tório e Marieta, que fez grande sucesso na década de 1960, quan­do ainda não havia recursos mi­diáticos como os de hoje. Dessa forma, o acesso ao trabalho feito pela dupla só era possível através do rádio e dos discos de vinil.

Segundo o diretor Celso Ro­drigues, o espetáculo “Guido & Nicoletta – O Retorno” resgata, de uma forma sadia, um jeito di­ferente de fazer humor. “A peça é dividida em quadros, em que o ilustre casal e a filha Gina – per­sonagens que compõem uma fa­mília de origem italiana, além da divertida empregada Karolaine -, recebem convidados, bem-vin­dos ou não, em situações hila­riantes e pitorescas”, comenta.

A festa tem como objetivos resgatar e promover a cultura italiana. A 13ª edição contará com mais de 30 horas de progra­mação. A rica culinária europeia será o ponto alto do encontro. As comidas serão preparadas de forma artesanal, com o carinho e a habilidade já conhecidos pelo público que todos os anos prestigia o Festitália. As bebidas típicas também fazem parte do cardápio. Veja datas e horários em www.festitaliaribeiraopreto. blogspot.com.

O Festitália é promovido pela Società Dante Alighieri, com rea­lização do governo de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal da Cultura. O evento tem os patrocinadores GasBrasiliano, Coca-Cola An­dina Brasil, Passalacqua, Super­mercados Mialich, Cenourão Super Varejão e Churrascaria Coxilha dos Pampas.

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Mudanças entre jornalismo e entretenimento devem ser mais naturais

William Teodoro

Plataforma promete trazer o ‘frio na barriga’ do 1º encontro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com