O Botafogo precisa vencer seus dois últimos compromissos pelo Campeonato Brasileiro da Série C e torcer por um tropeço do líder Operário-PR para alcançar a liderança do Grupo B e conquistar o direito de jogar contra o quarto colocado do Grupo A, com o jogo de volta em casa. No sábado, o Tricolor pega o Ypiranga-RS, oitavo na chave com 19 pontos ganhos. Já o Operário enfrenta, no domingo, em Ponta Grossa, o Bragantino, quarto colocado com 25 pontos e que não vence há três rodadas consecutivas. O vice-líder também decide as quartas de final em seus domínios, mas contra o terceiro colocado na outra chave, hoje o Santa Cruz-PE.
Se vencer o Ypiranga, o Botafogo irá dormir líder do grupo e irá aguardar a rodada de domingo, quando o Operário estará em campo.
Se Botafogo e Operário vencerem na penúltima rodada, a diferença entre o líder e o vice-líder permanecerá em três pontos e a decisão do campeão do grupo ficará para a última rodada, no dia 11. O Pantera irá a Tombos-MG em busca de três pontos e ainda precisará torcer por um insucesso do Operário diante do Luverdense, em jogo a ser realizado no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde -MT. Assim, ambos terminariam com o mesmo número de pontos e de vitórias, mas o Fogão levaria vantagem no saldo de gols, hoje em 14 a 9.
A maior preocupação do time de Léo Condé- em caso de lutar pela vice-liderança – é com o Cuiabá, que ocupa a terceira colocação com dois pontos menos que o Pantera. O time do Mato Grosso recebe, neste sábado, às 18 horas, o Tombense-MG. No domingo seguinte a equipe mato-grossense irá a Bragança Paulista pegar o instável Bragantino.
Para o lateral Marcos Martins, o Botafogo tem uma grande capacidade de reação e cita o jogo contra o Operário, no empate em 2 a 2, quando este por duas vezes ficou atrás no placar. “A equipe está bem e vai lutar pelo acesso, que é o que importa”. A campanha do Botafogo é melhor que a do Operário em cinco dos seis critérios de desempate, exceção ao número de vitórias.