Tribuna Ribeirão
Cultura

Mostra no Palacete reunirá 14 artistas

Com objetivo de fortale­cer o cenário cultural de Ri­beirão Preto e criar um inter­câmbio artístico, envolvendo seis artistas locais e outros oito que residem em São Pau­lo, acontece entre os dias 24 de agosto e 9 de setembro a exposição “Habita-me”, rea­lização e produção da artista Silvia Jábali com curadoria de Paula Borghi, no Palacete 1922 (Jorge Lobato).

A exposição acontece em dois atos. O primeiro é cha­mado de “Escuta”, neste final de semana, sábado (4) e do­mingo, 5 de agosto, com to­dos os artistas participantes da mostra que poderão habi­tar e escutar o que o Palacete 1922 tem a “dizer”. No sába­do, a partir das 15 horas, o público poderá participar da ação e visitar gratuitamente o espaço antes da exposição ser montada.

O segundo ato é a “Expo­sição”, com obras de diferen­tes linguagens, como fotogra­fia, vídeo, pintura, instalação, desenho e objetos que irão ocupar o palacete entre os dias 24 de agosto a 9 de se­tembro. Todos os espaços se­rão utilizados, desde o jardim até os quartos. A visitação é aberta ao público e gratuita.

“Habita-me” parte da ideia de casa, residir, viver e conviver. Também celebra o resgate histórico do Palacete 1922, construído na década de 1920. Em 2015, teve início o processo de restauração e revitalização, após um amplo trabalho de pesquisa históri­ca e física.

“O que me moveu para realizar esse projeto foi o desejo de oferecer para Ri­beirão Preto uma exposição com o intercâmbio de artistas tanto da minha cidade quan­to com artistas que residem em São Paulo, cidade onde resido desde 2003, gerando assim um movimento maior na cena cultural de Ribeirão, não podemos depender ape­nas das instituições para fazer acontecer, temos que exer­cer nosso papel de cidadão e como protagonistas quanto ao nosso papel na difusão da arte”, diz Silvia Jábali, que é ribeirão-pretana, artista par­ticipante da exposição.

“Aproveito para agrade­cer pela parceria com o Mu­seu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), na pessoa do Nilton Campos, seu diretor, sempre comprometido na divulgação e valorização do artista, e tam­bém pelo empenho de Hector Sominami Lopes, proprietá­rio do Palacete 1922, que foi muito receptivo e nos deu to­tal apoio”, ressalta. O Palacete 1922 fica na rua Álvares Ca­bral nº 676, no Centro Histó­rico de Ribeirão Preto.

A exposição acontece de forma simultânea ao 43º Salão de Arte de Ribeirão Preto Na­cional-Contemporâneo (Sarp 2018), que começa nesta sex­ta-feira (3) e vai até 21 de se­tembro, no Marp – rua Barão do Amazonas nº 323, Centro. Artistas que fazem parte da exposição: Adriana Amaral, Keyt Mendonça, Paola Jun­queira, Silvia Jábali, Simone de Moraes e Yasmin Guima­rães, todas de Ribeirão Preto, além de Carla Chaim, Clau­dio Cretti, Dayson Gilbert mais Leopoldo Ponce, Este­la Sokol, Marcelo Amorim, Nino Cais e Pedro Gallego, que são artistas de São Paulo.

Postagens relacionadas

Escalada

William Teodoro

Mostra sobre solidão fica até dia 30 em RP

Redação 1

‘40tena Cultural’ – Debate ‘LGBT’ abre a agenda de agosto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com