Ribeirão Preto estava há mais de 70 dias sem chuva, com precipitação próxima de dez milímetros. No entanto, na noite desta quarta-feira, 1º de agosto, a chuva chegou tímida, mas refrescou o clima e elevou a umidade relativa do ar. A previsão é que continue caindo água até domingo (5), com volume mais elevado nesta sexta-feira (3).
Mesmo assim, o Departamento de Água e Esgotos (daerp) pede á população que evite o consumo exagerado. Os três meses com maior demanda são agosto, setembro e outubro, durante a seca, quando a temperatura média durante o dia é de 30 graus centígrados e a umidade relativa do ar despenca – estava abaixo de 20% antes da chuva, estado de alerta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – o ideal é acima de 60%.
No ano passado, o maior consumo aconteceu em setembro, com 4.977.166 metros cúbicos. Nos anos anteriores – 2015 e 2016 – o maior consumo ocorreu em outubro, com 4.702.306 metros cúbicos e 4.734.775 metros cúbicos, respectivamente, segundo dados divulgados pelo Daerp. A Lagoa do Saibro, na Zona Leste de Ribeirão Preto, área de recarga do Aquífero Guarani, ainda está com o nível de água baixo.