Tribuna Ribeirão
Artigos

O que é e o que faz a Maçonaria?

Muitas pessoas já ouviram falar, mas pouco se sabe sobre ela. Em uma era marcada pela disseminação de notícias falsas, os Maçons também precisam enfrentar a desinformação. Uma parte significativa da população ainda alimenta uma visão incorreta de que a Maçona­ria seria algum tipo de religião ou seita. Relacionam-na com homens profanos em suas fileiras dispostos a tudo para perpetrar uma espécie de plano de dominação mundial. Obviamente nada disso é verdade.

Esses mitos envolvendo a Maçonaria e os Maçons foram construídos durante séculos, alimentados pelo medo irracional do desconhecido e pelo puro preconceito, com apoio, é claro, de campanhas difamatórias a respeito da Ordem durante as vicissitudes da história. Durante séculos, os próprios diri­gentes da instituição consideraram desnecessária a mobilização de defender publicamente a Ordem dessas críticas e mentiras.

Diferentemente, porém, das teorias conspiratórias, a Maçonaria é apenas uma entidade benemerente e filantrópica que tem como propósito reunir pes­soas comprometidas com o bem comum para atuar na vanguarda das mu­danças sociais. Completando 196 anos no Brasil em junho de 2018, a origem da Ordem se deu em 1822, mesmo ano em que um movimento de maçons brasileiros liderados principalmente por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil.

Nascia assim, no dia 17 de junho de 1822 o Grande Oriente do Brasil (GOB), governo central ao qual o GOSP é federado, novamente em uma estrutura muito semelhante à relação entre os Governos Federal e Estadual.

Além do Sete de Setembro, a Ordem Maçônica também esteve pre­sente em outros momentos fundamentais da história do Brasil, como na Proclamação da República, na Abolição da Escravatura, na redemocra­tização do País e em outros eventos marcantes, sempre como protago­nista na luta pelo progresso e evolução da nossa Pátria. Nos dias atuais, ela luta pela mudança do cenário de crise política e econômica do Brasil, junto com outras organizações da sociedade civil.

Vanguarda Social – O exemplo mais recente dessa atuação é o projeto “33 Medidas por um Brasil Justo e Perfeito”, cuja missão é contribuir para o resgate de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de condi­ções de desenvolvimento. A ideia é que essas 33 Medidas sejam um traba­lho conjunto a ser construído, uma Pedra Bruta, como dizem os Maçons. A Maçonaria de São Paulo age como um catalisador, reunindo Irmãos e cabeças pensantes da sociedade brasileira para unir visões e corações com o objetivo de resgatar valores como civismo e cidadania para um Brasil que vive tempos de imperfeição e injustiça.

O lançamento oficial do projeto se deu na Câmara Municipal de São Paulo em Marçoúltimo, com a presença de mais de 150 pessoas, entre Au­toridades Maçônicas, Legislativas, Civis e Militares que durante uma tarde inteira se reuniram para ouvir palestrantes renomados sobre desenvolvimento econômico, sustentabilidade, construção social e política e integração com a sociedade, pilares que sustentam o projeto das 33 Medidas.

O projeto continuou, seguindo com outras reuniões, levando a diversas camadas da sociedade civil a possibilidade de contribuírem na construção das medidas. Por fim, o lançamento do projeto coletivo concretizado se dará nestede agosto, mês em que também é celebrado o Dia do Maçom. Mais do que permitir uma participação ampla da sociedade, esse crono­grama permite que as 33 Medidas estejam prontas para serem apresenta­das à sociedade e ao Poder Público antes das eleições, quando corriqueira­mente os pleiteantes a cargos públicos apresentem seus planos de governo e buscam o apoio da Maçonaria em suas candidaturas.

Seja no brado retumbante da Independência, na Proclamação da Repú­blica ou destruindo as correntes da Escravidão, a Maçonaria sempre esteve e estará presente na história do Brasil, assumindo seu papel de vanguarda das mudanças sociais e lutando pelos ideais que fundaram essa Ordem Tricentenária. Como bem sabemos, não há obra que se erga sem que, na argamassa, esteja misturado o suor do pedreiro.

Sobre o GOSP – Fundado em 29 de julho de 1921, o GOSP é a instituição Maçônica mais antiga presente no estado de São Paulo, federado ao Grande Oriente do Brasil e reconhecido pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Em seus 95 anos teve presença marcante na história do estado, como na Revolu­ção Constitucionalista de 1932. Atualmente o GOSP é composto por 24 mil maçons presentes em todo o estado nas mais de 800 Lojas Maçônicas.

Postagens relacionadas

Quando os políticos passam da medida

William Teodoro

Coragem para sair da sombra

William Teodoro

Incentivo à geração de emprego e renda

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com