Servidores públicos federais e docentes da rede pública de ensino estadual ou municipal já podem se inscrever para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições nesta terça-feira, 31, e as receberá até 20 de agosto. Os interessados devem acessar o portal do Inep ou o aplicativo da RNC disponível para download na Google Play, para Android. A versão em IOS estará disponível na App Store a partir da próxima sexta-feira, 3. Este ano, tanto o cadastro quanto a inscrição podem ser feitos pelo aplicativo.
Para fazer a inscrição, é necessário ter smartphone ou tablet com acesso à internet móvel, compatível com o sistema operacional Google Android, na versão Android 4.4 ou em versões superiores. Já no sistema operacional Apple iOS, é necessário ter iOS 9 ou versões superiores. Ao preencher as informações solicitadas no sistema web, por meio de computador com acesso à internet, a inscrição estará concluída, cabendo ao candidato acompanhar a lista completa dos inscritos aptos a realizar o curso de capacitação.
A Rede Nacional de Certificadores do Enem representa o Inep no local de aplicação de provas. Os certificadores, selecionados e previamente capacitados, são responsáveis por conferir vários procedimentos da aplicação do exame. O trabalho é remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (GECC), no caso do servidor público federal; e por meio de Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes das redes públicas estadual ou municipal. O valor pago é de R$ 318 por 12 horas de trabalho. O pagamento é creditado na conta bancária ou na conta poupança da titularidade do servidor ou docente, responsáveis por manterem seus dados bancários atualizados no sistema da RNC para evitar atrasos com o pagamento.
Critérios para participação:
- Ser servidor público do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112/90 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar;
- Ter formação mínima em ensino médio;
- Não estar inscrito como participante do Enem 2018;
- Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem 2018;
- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação;
- Não exceder, na atuação como certificador, no caso dos servidores públicos do Poder Executivo Federal, 120 horas de GECC anuais; e no caso de docentes das redes públicas estaduais ou municipais o valor de R$ 40 mil de recebimento anual de AAE.
Para atuar na RNC também é indispensável ter smartphone ou tablet com acesso à internet móvel. Cadastro, inscrição, acesso aos resultados e o trabalho de certificação em si podem ser feitos pelo aplicativo da RNC. Os certificadores precisam, ainda, ter computador com acesso à internet para realização do curso de capacitação. As especificações técnicas estão detalhadas no edital.
Capacitação – Os servidores e docentes com inscrições aprovadas deverão participar do curso de capacitação referente ao ano de 2018, que antecederá a aplicação do Enem e terá sua data previamente divulgada pelo Inep no e-mail do inscrito habilitado, na página de acompanhamento do sistema da RNC e no aplicativo da RNC. O curso detalha a metodologia de aplicação, os conceitos de sigilo e segurança, o sistema web RNC, o aplicativo móvel usado nos dias de atuação e a postura e o comportamento do certificador no dia e no ambiente de aplicação do Enem 2018. Só serão considerados aptos a atuar na Rede aqueles que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% nas atividades do curso.
Confira o edital.
Acesse o sistema da RNC para fazer a inscrição.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep