Tribuna Ribeirão
Cultura

Empresa prepara projeto de leitura

O “Cultura no Ônibus” da Turb – uma permissionárias que formam o Consórcio PróUrbano, concessionária do transporte co­letivo urbano em Ribeirão Preto – surgiu sem grandes pretensões, em 2003, com uma simples troca de livros entre um colaborador da empresa Piracicabana (do mesmo grupo, em Brasília, Distrito Fede­ral) e um passageiro. Mas a ideia foi tão boa que acabou se tornan­do um projeto e ganhou a adesão de outras empresas do grupo.

“Antônio do Livro”! Assim é chamado o homem que plantou essa semente. Ele começou colo­cando os livros em uma caixa de sapato ao lado da roleta. “O nosso objetivo é estimular a leitura, o co­nhecimento, e proporcionar mo­mentos de descontração durante a viagem. Dessa forma, levamos cultura aos nossos passageiros e também incentivamos os nossos colaboradores”, declara Carlos Ro­berto Cherulli, diretor da Turb.

A Linha Piloto será a do Circular 199, escolhida por ter um percurso de 34 quilô­metros e duas horas de dura­ção, além de passar por dois shopping centers e três uni­versidades. O passageiro es­colhe um livro, que pode ser lido durante o percurso ou levado para casa e entregue posteriormente aos fiscais, nos terminais, ou nos ônibus da empresa Turb. O projeto deve se estender a toda a fro­ta de forma gradativa.

Os livros ficarão em dis­plays dentro dos coletivos, que serão alimentados por fiscais e voluntários da empresa, de segunda a sexta-feira, e retira­dos na madrugada de sábado. Parte do acervo disponível foi doado pelo Rotary Club de Ri­beirão Preto Oeste, mas o pro­jeto precisa de novos parceiros.

As doações podem ser en­tregues diretamente aos fiscais ou depositadas nos pontos de coleta localizados nos terminais. É uma campanha gratuita com o apoio do Consórcio PróUrbano na disponibilização dos pontos de coleta. Mais informações so­bre o projeto no site: www.cultu­ranoonibus.com.br.

Em Brasília, o “Cultura no Ônibus” cerca de oito mil títulos atingiram aproxima­damente quatro milhões de pessoas desde a implantação do projeto, em 2003.

Postagens relacionadas

‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior, é indicado ao International Booker Prize

William Teodoro

Museu do Louvre perdeu 70% de seus visitantes em 2021

William Teodoro

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é exonerado do comando da Funarte; coronel assume

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com