Tribuna Ribeirão
Saúde

Doença DPA pode prejudicar o desenvolvimento da fala e aprendizado em crianças

Por João Victor Escovar e Charlise Morais

Muitas crianças apresentam dificuldade para ouvir, compreender o que se escuta ou até mesmo entender ordens e raciocínios complexos. A raiz desses problemas, que podem interferir no desenvolvimento dos pequenos e até de seu círculo social, pode ser o chamado Distúrbio do Processamento Auditivo (DPA).

Quando possui o distúrbio, a criança tem dificuldade de reconhecer diferenças entre os sons das palavras e não consegue processar e compreender perfeitamente o que se fala. “O processamento auditivo não está ligado apenas à capacidade de ouvir os sons, mas sim com a interpretação deles através dos estímulos. Não é só o ouvido, mas todo um sistema de compreensão”, explica a presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Renata Di Francesco.

A doença é, muitas vezes, associada ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) por conta dos sintomas parecidos, como a dificuldade de aprendizado. Segundo Renata, alguém com TDAH pode apresentar maus resultados em um teste de DPA, mas um problema não é necessariamente causa do outro.

“É claro que se a pessoa não ouve e interpreta bem, ela pode ser considerada distraída, mas não é tão simples assim. Às vezes, a criança tem o distúrbio auditivo por outras causas. Para isso, é muito importante a interpretação dos testes por especialistas”, alerta.

Entre as principais causas do DPA estão distúrbios neurológicos, privações da audição durante a infância – como infecções no ouvido, que fazem o cérebro armazenar informações distorcidas, problemas no nascimento (prematuridade e baixo peso, por exemplo) ou comprometimento do nervo auditivo. Para prevenir, é importante acompanhar a evolução da audição, fazer os testes ao nascer e evitar infecções.

O indícios de que a criança pode apresentar o distúrbio começam a ser percebidos após recorrentes problemas de aprendizado, principalmente na alfabetização, leitura, e compreensão, na dificuldade de entender ordens, atraso na fala e troca de fonemas. Não existe idade precisa para avaliação, mas as crianças costumam responder melhor aos testes entre seis e sete anos.

“Quem sofre do problema também acha difícil contar histórias e piadas e evitam conversas longas, em especial ao telefone. Frequentemente, solicitam a repetição do que se fala, usam ‘hã? quê?’. São, em geral, crianças distraídas, com pobre habilidade musical, dificuldades em decorar letras musicais e ritmos”, avalia a especialista.

O diagnóstico do DPA é dado por um médico, enquanto a terapia, que pode envolver treinamento auditivo ou multidisciplinar, é conduzida por um fonoaudiólogo. A grande maioria das pessoas supera as dificuldades, vivendo normalmente, salvo casos em que existam outras doenças associadas.

De acordo com o site do Instituto Ganz Sanchez, deve fazer o teste quem apresenta os seguintes sintomas:

– Dificuldade de aprendizado e/ou para ler e escrever

– Troca de letras para falar, ler ou escrever;

– Dificuldade de memorização;

– Desatenção e/ou distração;

– Cansaço rápido quando está assistindo a aulas ou palestras;

– Agitação e/ou inquietação;

– Dificuldade para ouvir e prestar atenção em ambientes ruidosos;

– Pedir para repetir (“o quê?”, “hã?”) ou dizer “não entendi”;

– Parecer não ouvir/entender bem;

– Demora para escutar e/ou compreender o que foi dito;

– Dificuldade em conversas com muitas pessoas ao mesmo tempo;

– Dificuldade para localizar de onde o som está vindo;

– Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitada.

Postagens relacionadas

Hospitais alertam para colapso

William Teodoro

Alterações persistentes na voz podem indicar doença grave

William Teodoro

Casos de dengue quase somem em Ribeirão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com