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Ciclovias: RP quer construir 37,8 km até 2021

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Se a meta da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública for concretiza­da, Ribeirão Preto chegará ao ano 2021 com 57,2 quilôme­tros de ciclovias implantadas, o triplo do número atual. Esta é a pretensão do secretário da pasta, Edsom Ortega Mar­ques, que junto com a Secre­taria Municipal de Obras Pú­blicas e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Tran­serp) iniciou a revisão do Pla­no Cicloviário do Município. O objetivo da administração é implantar, nos próximos três anos, mais 37,85 quilômetros ciclovias. Atualmente a cidade possui 19,35 quilômetros re­servados para os ciclistas (veja gráficos nesta página).

A Via Norte tem a ciclovia mais extensa de Ribeirão Preto, com 5,6 quilômetros

Praticante do ciclismo, Or­tega está coordenando as dis­cussões e a definição dos novos trechos viários que serão bene­ficiados com ciclovias. O tema faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e está sen­do revisto por exigência da lei complementar nº 2.866/2018, que instituiu a revisão do Plano Diretor e de 13 treze leis comple­mentares.

Residencial Vida Nova Ribeirão, na Zona Norte, terá ciclovia: lei obriga implantação nos novos conjuntos habitacionais

Com a iniciativa, o projeto de implantação de ciclovias es­tabelecido em 2012 está sendo adequado para a realidade atu­al do sistema viário da cidade. “Nosso objetivo é adequar a im­plantação das ciclovias às neces­sidades de quem utiliza bicicleta, seja para o lazer ou como meio de transporte. Por isso, precisa­mos discutir com os usuários e implantarmos um projeto que conecte todas as ciclovias exis­tentes com as que pretendemos implantar”, explica o secretário.

O novo projeto já começou a ser discutido e a primeira au­diência pública foi realizada no dia 11 de julho, no Palácio Rio Branco. A proposta apresenta­da inclui informações sobre as vias já existentes, as que estão em andamento e as que estão programadas e quais já têm re­cursos previstos. A próxima au­diência está marcada para o mês de agosto.

O secretário Edsom Ortega Marques com um grupo de ciclistas durante passeio noturno: praticante e entusiasta das ciclovias

“É preciso que os usuários participem e decidam o que querem. Assim, evitaremos erros como os das cidades que fizeram ciclovias sem discutir com a sociedade”, afirma Or­tega. Ele lembra, porém, que não adianta imaginar a im­plantação destes corredores em locais em que tecnicamen­te isso é impossível.

Grupo de Caio Cesar Camacho tem cerca de 80 ciclistas: eles pedalam até durante a noite

Ortega cita como exemplo trechos da avenida Indepen­dência, onde o canteiro central é muito estreito. “Nestes casos teremos que encontrar outras soluções”, diz. A largura míni­ma para uma pista bidirecional determinada pela legislação é de 2,80 metros e de 1,20 metros para pista unidirecional;

 Juliana: vai participar das audiências públicas e Caio coordena grupo com 80 ciclistas

 

As novas ciclovias
Atualmente, Ribeirão Pre­to possui 19,35 quilômetros de ciclovias e com os projetos que já tem recursos garantidos ga­nhará mais 37,85 quilômetros até 2021. Estão inclusos os 8,8 quilômetros em implantação pelos novos loteamentos e 29,05 quilômetros viabilizados com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento – Mobilidade Urbana (PAC II).

Vale lembrar que a legislação municipal determina que todos novos empreendimentos imo­biliários que possuírem aveni­das tenham estes equipamentos de transporte. Este é o caso do conjunto Vida Nova Ribeirão, da Construtora Pacaembu, na Zona Norte, que terá 4 quilôme­tros de ciclovias.

Também fazem parte das discussões as ciclovias a serem construídas no futuro, caso as audiências públicas optem por sua implantação. Neste pacote estão incluídos mais 25,9 qui­lômetros de ciclovias em várias regiões da cidade.

Elas, contudo, não têm data prevista para sair do papel, já que o governo municipal tam­bém terá que viabilizar os recur­sos financeiros. Sejam próprios, dos governos federal e estadual ou através de parcerias com a iniciativa privada.

Um retrato das ciclovias em RP
Ciclovias existentes………………………………………………………… 19,35 km Via Norte…………………………………………………………………………… 5,6 km Avenida Henry Nestlé………………………………………………………….. 1,4 km Avenida Edul Rangel…………………………………………………………… 0,9 km Reserva Imperial………………………………………………………………… 0,5 km San Marco…………………………………………………………………………. 1,4 km Jardim Sull………………………………………………………………………… 1,3 km Vila do Golfe…………………………………………………………………….. 3,55 km Reserva Real……………………………………………………………………… 1,4 km USP………………………………………………………………………………….. 1,8 km Olhos D’Água……………………………………………………………………… 1,3 km João Fiúsa…………………………………………………………………………. 0,8 km

Ciclovias em implantação
Novos loteamentos ou sistema viário…………………………………… 8,8
km Avenida Antônia Mugnatto Marincek……………….3
km (em seis meses) Loteamento Vida Nova Ribeirão……………………4,10
km (em 18 meses) Loteamento Parque das Gaivotas…………………1,2
km (em quatro anos) Loteamento Macaúba……………………….. 0,5 km (em três anos)

Praticantes do ciclismo elogiam o planejamento
Coordenador do coletivo de ciclismo Pedal, Amigos, Iniciantes (PAI), o engenheiro civil Caio Cesar Camacho classifica como interessante o aumento de ciclovias em Ribeirão Preto. O grupo que ele coordena realiza três atividades noturnas de bicicletas por semana nas aveni­das da cidade e chegam a reunir cerca de 80 participantes cada.
“A proposta é interessante, mas, as ciclovias têm de ser bem feitas e de fácil acesso”, afirma. Sobre as audiências públicas que estão sendo realizadas para definir quais devem ser priorizadas, ele admite: “Não tenho como participar, mas se pudesse iria”.
Já a ciclista Juliana Trivilato Nunes garante que participará das audi­ências públicas. Praticante há quatro anos, ela participou ativamente das reivindicações para a retomada da Ciclofaixa de Lazer realizada aos domingos na avenida Maurílio Biagi, que liga os parques muni­cipais Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e Doutor Luis Carlos Raya, no Jardim Botãnico. A atividade chegou a ser suspensa por falta de patrocinadores.
“Acho excelente a implantação de mais ciclovias na cidade. Assim a população terá mais um meio de locomoção. Eu mesmo, com certeza, irei usar as ciclovias para me locomover”, explica Juliana que atualmente utiliza a bicicleta como meio de transporte, quando o trajeto que precisa fazer é acessível.

Ciclovias do PAC da Mobilidade – 29,05 km
Previsão de entrega: outubro de 2021

Percurso – avenida Thomaz Alberto Whately até ciclovia existente na Via Norte Total – 6 km
Percurso – Início na ciclovia existente da Via Norte, ciclofaixa seguindo pela avenida General Euclydes Figueiredo, seguindo como ciclovia pela avenida Magid Simão Traad Total – 2,4 km
Percurso – Início na avenida Octávio Golfeto partindo da avenida Antônio Car­los Pinho Sant’Anna (próximo ao terminal de ônibus), virando na avenida Luiz Galvão César até encontro com a linha férrea futura da avenida Rio Pardo Total – 2,35 km
Percurso – Início no terminal de ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, partindo para alameda Botafogo, seguindo pela avenida do Café chegando até o portão de entrada da USP Total – 3 km
Percurso – Complemento de trecho da ciclovia da Via Norte na rua Maurício de Camargo partindo da avenida Antônio e Helena Zerrener chegando até rotatória Amin Calil Total – 0,46 km
Percurso – Avenida Presidente Kennedy, partindo da praça Winston Churchil encontro com ciclovia existente da avenida Henry Nestlé che­gando no Parque Luiz Roberto Jábali. Segundo ramo partindo da avenida Maurílio Biagi, seguindo para avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, rua José Barbosa Neto até o Parque Luiz Carlos Raya Total – 7,39 km
Percurso – Avenida Braz Olaia Acosta, avenida Luzitana, avenida Cásper Líbero partindo do terminal de
ônibus a implantado próximo ao RibeirãoShopping chegando até o Jardim Progresso Total – 4,65 km Percurso – Início na Via Marginal da avenida Mogiana, seguindo pela avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, seguindo pela avenida Meira Júnior até encontrar a rua Pernambuco Total – 2,8 km

Ciclovias que ainda dependem de recursos
Percurso – Avenida Oscar de Moura Lacerda, avenida Luis Augusto Gomes de Matos Total – 3,25 km Custo – R$ 1.040.000,00
Percurso – Avenida Adolfo Bianco Molina e avenida Wladimir Meirelles até Parque Raya Total – 2,5 km Custo – R$ 800.000,00
Percurso – Avenida Marcos A. M. dos Santos ,avenida José Antônio Ferrarezzi Total – 0,90 km Custo – R$ 288.000,00
Percurso – Avenida Ivo Pareschi, Supera, avenida Nadir Aguiar até entrada do Hospital das Clínicas Total – 4,45 km Custo – R$ 1.424.000,00
Percurso – Avenida Professor João Fiúsa Total – 2,5 km Custo – R$ 800.000,00
Percurso – Avenida Pio XII Total – 2,55 km Custo – R$ 816.000,00
Percurso – Avenida Braz Olaia Acosta e avenida Ângelo Genaro Gallo Total – 1,95 km Custo – R$ 624.000,00
Percurso – Avenida Carlos de Gasperi Consoni Total – 1,45 km Custo – R$ 464.000,00
Percurso – Avenida Heráclito Fontoura Sobral Filho Total – 1 km Custo – R$ 320.000,00
Percurso – Avenida Luiz Maggioni, avenida Antonio Costa Santos, avenida Celso Daniel Total – 1,65 km Custo – R$ 528.000,00
Percurso – Avenida Alceu Paiva Arantes Total – 0,65 km Custo – R$ 208.000,00
Percurso – Avenida Virgílio Soeira, avenida Renê Oliva Strang Total – 1,30 km Custo – R$ 416.000,00
Percurso – Avenida Cesar Vergueiro, ciclofaixa/ciclorota rua Fiorigio Casilo Total – 1,75 Km Custo – R$ 560.000,00 Fonte: Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto

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