Se a meta da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública for concretizada, Ribeirão Preto chegará ao ano 2021 com 57,2 quilômetros de ciclovias implantadas, o triplo do número atual. Esta é a pretensão do secretário da pasta, Edsom Ortega Marques, que junto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) iniciou a revisão do Plano Cicloviário do Município. O objetivo da administração é implantar, nos próximos três anos, mais 37,85 quilômetros ciclovias. Atualmente a cidade possui 19,35 quilômetros reservados para os ciclistas (veja gráficos nesta página).
Praticante do ciclismo, Ortega está coordenando as discussões e a definição dos novos trechos viários que serão beneficiados com ciclovias. O tema faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e está sendo revisto por exigência da lei complementar nº 2.866/2018, que instituiu a revisão do Plano Diretor e de 13 treze leis complementares.
Com a iniciativa, o projeto de implantação de ciclovias estabelecido em 2012 está sendo adequado para a realidade atual do sistema viário da cidade. “Nosso objetivo é adequar a implantação das ciclovias às necessidades de quem utiliza bicicleta, seja para o lazer ou como meio de transporte. Por isso, precisamos discutir com os usuários e implantarmos um projeto que conecte todas as ciclovias existentes com as que pretendemos implantar”, explica o secretário.
O novo projeto já começou a ser discutido e a primeira audiência pública foi realizada no dia 11 de julho, no Palácio Rio Branco. A proposta apresentada inclui informações sobre as vias já existentes, as que estão em andamento e as que estão programadas e quais já têm recursos previstos. A próxima audiência está marcada para o mês de agosto.
“É preciso que os usuários participem e decidam o que querem. Assim, evitaremos erros como os das cidades que fizeram ciclovias sem discutir com a sociedade”, afirma Ortega. Ele lembra, porém, que não adianta imaginar a implantação destes corredores em locais em que tecnicamente isso é impossível.
Ortega cita como exemplo trechos da avenida Independência, onde o canteiro central é muito estreito. “Nestes casos teremos que encontrar outras soluções”, diz. A largura mínima para uma pista bidirecional determinada pela legislação é de 2,80 metros e de 1,20 metros para pista unidirecional;
As novas ciclovias
Atualmente, Ribeirão Preto possui 19,35 quilômetros de ciclovias e com os projetos que já tem recursos garantidos ganhará mais 37,85 quilômetros até 2021. Estão inclusos os 8,8 quilômetros em implantação pelos novos loteamentos e 29,05 quilômetros viabilizados com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento – Mobilidade Urbana (PAC II).
Vale lembrar que a legislação municipal determina que todos novos empreendimentos imobiliários que possuírem avenidas tenham estes equipamentos de transporte. Este é o caso do conjunto Vida Nova Ribeirão, da Construtora Pacaembu, na Zona Norte, que terá 4 quilômetros de ciclovias.
Também fazem parte das discussões as ciclovias a serem construídas no futuro, caso as audiências públicas optem por sua implantação. Neste pacote estão incluídos mais 25,9 quilômetros de ciclovias em várias regiões da cidade.
Elas, contudo, não têm data prevista para sair do papel, já que o governo municipal também terá que viabilizar os recursos financeiros. Sejam próprios, dos governos federal e estadual ou através de parcerias com a iniciativa privada.
Um retrato das ciclovias em RP
Ciclovias existentes………………………………………………………… 19,35 km Via Norte…………………………………………………………………………… 5,6 km Avenida Henry Nestlé………………………………………………………….. 1,4 km Avenida Edul Rangel…………………………………………………………… 0,9 km Reserva Imperial………………………………………………………………… 0,5 km San Marco…………………………………………………………………………. 1,4 km Jardim Sull………………………………………………………………………… 1,3 km Vila do Golfe…………………………………………………………………….. 3,55 km Reserva Real……………………………………………………………………… 1,4 km USP………………………………………………………………………………….. 1,8 km Olhos D’Água……………………………………………………………………… 1,3 km João Fiúsa…………………………………………………………………………. 0,8 km
Ciclovias em implantação
Novos loteamentos ou sistema viário…………………………………… 8,8
km Avenida Antônia Mugnatto Marincek……………….3
km (em seis meses) Loteamento Vida Nova Ribeirão……………………4,10
km (em 18 meses) Loteamento Parque das Gaivotas…………………1,2
km (em quatro anos) Loteamento Macaúba……………………….. 0,5 km (em três anos)
Praticantes do ciclismo elogiam o planejamento
Coordenador do coletivo de ciclismo Pedal, Amigos, Iniciantes (PAI), o engenheiro civil Caio Cesar Camacho classifica como interessante o aumento de ciclovias em Ribeirão Preto. O grupo que ele coordena realiza três atividades noturnas de bicicletas por semana nas avenidas da cidade e chegam a reunir cerca de 80 participantes cada.
“A proposta é interessante, mas, as ciclovias têm de ser bem feitas e de fácil acesso”, afirma. Sobre as audiências públicas que estão sendo realizadas para definir quais devem ser priorizadas, ele admite: “Não tenho como participar, mas se pudesse iria”.
Já a ciclista Juliana Trivilato Nunes garante que participará das audiências públicas. Praticante há quatro anos, ela participou ativamente das reivindicações para a retomada da Ciclofaixa de Lazer realizada aos domingos na avenida Maurílio Biagi, que liga os parques municipais Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e Doutor Luis Carlos Raya, no Jardim Botãnico. A atividade chegou a ser suspensa por falta de patrocinadores.
“Acho excelente a implantação de mais ciclovias na cidade. Assim a população terá mais um meio de locomoção. Eu mesmo, com certeza, irei usar as ciclovias para me locomover”, explica Juliana que atualmente utiliza a bicicleta como meio de transporte, quando o trajeto que precisa fazer é acessível.
Ciclovias do PAC da Mobilidade – 29,05 km
Previsão de entrega: outubro de 2021
Percurso – avenida Thomaz Alberto Whately até ciclovia existente na Via Norte Total – 6 km
Percurso – Início na ciclovia existente da Via Norte, ciclofaixa seguindo pela avenida General Euclydes Figueiredo, seguindo como ciclovia pela avenida Magid Simão Traad Total – 2,4 km
Percurso – Início na avenida Octávio Golfeto partindo da avenida Antônio Carlos Pinho Sant’Anna (próximo ao terminal de ônibus), virando na avenida Luiz Galvão César até encontro com a linha férrea futura da avenida Rio Pardo Total – 2,35 km
Percurso – Início no terminal de ônibus Dra. Evangelina de Carvalho Passig, partindo para alameda Botafogo, seguindo pela avenida do Café chegando até o portão de entrada da USP Total – 3 km
Percurso – Complemento de trecho da ciclovia da Via Norte na rua Maurício de Camargo partindo da avenida Antônio e Helena Zerrener chegando até rotatória Amin Calil Total – 0,46 km
Percurso – Avenida Presidente Kennedy, partindo da praça Winston Churchil encontro com ciclovia existente da avenida Henry Nestlé chegando no Parque Luiz Roberto Jábali. Segundo ramo partindo da avenida Maurílio Biagi, seguindo para avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, rua José Barbosa Neto até o Parque Luiz Carlos Raya Total – 7,39 km
Percurso – Avenida Braz Olaia Acosta, avenida Luzitana, avenida Cásper Líbero partindo do terminal de
ônibus a implantado próximo ao RibeirãoShopping chegando até o Jardim Progresso Total – 4,65 km Percurso – Início na Via Marginal da avenida Mogiana, seguindo pela avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, seguindo pela avenida Meira Júnior até encontrar a rua Pernambuco Total – 2,8 km
Ciclovias que ainda dependem de recursos
Percurso – Avenida Oscar de Moura Lacerda, avenida Luis Augusto Gomes de Matos Total – 3,25 km Custo – R$ 1.040.000,00
Percurso – Avenida Adolfo Bianco Molina e avenida Wladimir Meirelles até Parque Raya Total – 2,5 km Custo – R$ 800.000,00
Percurso – Avenida Marcos A. M. dos Santos ,avenida José Antônio Ferrarezzi Total – 0,90 km Custo – R$ 288.000,00
Percurso – Avenida Ivo Pareschi, Supera, avenida Nadir Aguiar até entrada do Hospital das Clínicas Total – 4,45 km Custo – R$ 1.424.000,00
Percurso – Avenida Professor João Fiúsa Total – 2,5 km Custo – R$ 800.000,00
Percurso – Avenida Pio XII Total – 2,55 km Custo – R$ 816.000,00
Percurso – Avenida Braz Olaia Acosta e avenida Ângelo Genaro Gallo Total – 1,95 km Custo – R$ 624.000,00
Percurso – Avenida Carlos de Gasperi Consoni Total – 1,45 km Custo – R$ 464.000,00
Percurso – Avenida Heráclito Fontoura Sobral Filho Total – 1 km Custo – R$ 320.000,00
Percurso – Avenida Luiz Maggioni, avenida Antonio Costa Santos, avenida Celso Daniel Total – 1,65 km Custo – R$ 528.000,00
Percurso – Avenida Alceu Paiva Arantes Total – 0,65 km Custo – R$ 208.000,00
Percurso – Avenida Virgílio Soeira, avenida Renê Oliva Strang Total – 1,30 km Custo – R$ 416.000,00
Percurso – Avenida Cesar Vergueiro, ciclofaixa/ciclorota rua Fiorigio Casilo Total – 1,75 Km Custo – R$ 560.000,00 Fonte: Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto