O Botafogo se reapresenta nesta terça-feira, às 16 horas, já de olho no clássico de sábado, às 16 horas, contra o líder Operário-PR. Vice líder do Grupo B, o Botafogo irá precisar de uma vitória contra seu oponente para chegar aos 33 pontos, se igualar ao time paranaense, mas superá-lo no saldo de gols e assumir a liderança da chave, isto a três rodadas do encerramento da fase de grupos. “Desde o início a gente diz que o jogo mais importante é o próximo,” repete o técnico Léo Condé.
Após a vitória por 2 a 0, em Joinville-SC, com dois gols de Caio Dantas, o Botafogo assegurou vaga na fase de mata-mata e atingiu os 30 pontos idealizados por Condé. O empate em 1 a 1 entre o Operário e o Cuiabá, em Ponta Grossa, contribuiu para tornar a próxima partida como se fosse uma decisão no Grupo B. “Fizemos um bom jogo em Santa Catarina, soubemos neutralizar a pressão do adversário que luta contra o rebaixamento e tivemos tranquilidade para matarmos o jogo na hora certa”, definiu.
Sem poder contar com o meia Tchô, lesionado na clavícula e cujo retorno à equipe é incerto inclusive para as quartas de final, a opção encontrada por Léo Condé foi Everton Santos funcionou bem. O time se mostrou bem postado e explorando as jogadas em contra-ataques, um deles fulminante, no segundo tempo. O primeiro gol de bola parada foi no início do primeiro tempo. “Treinamos muito essa jogada de cobrança de falta e ela funcionou bem e permitiu a conclusão em um cabeceio do Caio Dantas”, disse.
Condé havia alertado os jogadores no intervalo do jogo que seria preciso muita atenção, pois a opção de jogo do Joinville seria a de pressionar em busca do empate. E isso aconteceu durante os 15 minutos iniciais. Passado esse período, segundo o técnico, a equipe do Botafogo retomou o controle das ações e chegou ao segundo gol. “Nós prevíamos que eles viriam para o tudo ou nada, então nos posicionamos bem sempre à espera de um contra-ataque, o que acabou por acontecer”, relatou.
O Botafogo vai pegar o Operário-PR com um saldo de cinco gols (14 a 9) e isso poderá fazer a diferença para se atingir o primeiro lugar. No sábado seguinte (04), o Pantera irá fazer sua segunda partida consecutiva em casa, contra o Ypiranga-RS, oitavo colocado com 16 pontos, dois a mais que o Tupi-MG, um dos dois da Z2, zona de rebaixamento, junto com o Joinville-SC.
Na última rodada da fase de classificação, sábado (11), o Botafogo irá a Tombos (MG) enfrentar o Tombense, que hoje tem 18 pontos e está na sétima colocação.