Depois de dois anos de ausência, Ribeirão Preto volta a disputar os Jogos Regionais. A 62ª edição começou nesta terça-feira, 17 de julho, com a realização do congresso técnico, e vai até dia 27, em Matão, com a participação de 60 municípios da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Os ribeirão-pretanos vão com força total para trazer novamente o título de campeão geral para a cidade.
Parte da delegação de Ribeirão Preto embarcou no final da tarde de ontem. É uma das maiores dos Jogos Regionais, com mais de 500 pessoas que participarão das disputas em 47 modalidades, entre equipes masculinas e femininas. Ao todo, são mais de 5,5 mil atletas participantes, além de cerca de 300 árbitros e juízes.
Com 25 modalidades, sendo duas para atletas com deficiência (ACD), os Jogos Regionais têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado de São Paulo por meio da competição, buscando os melhores atletas ou equipes para a participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni“ (Jogos Abertos do Interior) que em 2018 completa 82 anos de história.
As modalidades do evento são atletismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Já para os atletas com deficiência, serão o atletismo e natação.
Os atletas ribeirão-pretanos seguiram em grupos para a cidade-sede da competição, saindo da Cava do Bosque, de acordo com o calendário das modalidades. Duas equipes vão abrir as disputas. Com jogos na quarta-feira (18), às 8h30, o vôlei feminino sub-20 enfrenta a equipe de Colina e a equipe de malha masculina joga contra Sertãozinho.
Ribeirão Preto não disputa os Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo desde 2015, quando a 59ª edição foi realizada em Barretos. Os três primeiros colocados foram Franca (387 pontos), Araraquara (290 pontos) e Ribeirão Preto (em terceiro, com 262 pontos). Sertãozinho ficou em quarto com 235 pontos.
No quadro de medalhas, a primeira colocada foi Franca, com 357 medalhas no total (190 de ouro, 99 de prata e 68 de bronze), e a segunda, Ribeirão Preto, com 219, sendo 71 de ouro, 93 de prata e 55 de bronze. Sertãozinho ficou na terceira posição, com 70 medalhas de ouro; 49 de prata e 49 de bronze, totalizando 168 medalhas.
A equipe de ciclismo São Francisco Saúde/Klabin/SME vai representar a cidade na 62ª edição dos Jogos Regionais. Terá força total em Matão. O técnico Marcelo Donnabella convocou dez atletas que participarão de cinco provas. Por onze anos seguidos, Ribeirão Preto conquistou o título geral da competição – entre 2006 e 2016.