Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Vendas de PCs voltam a crescer depois de 6 anos em queda

Após seis anos em queda, as vendas de PCs voltaram a crescer neste segundo trimestre de 2018, segundo as empresas de pesquisa de mercado Gartner e IDC. Entretanto, não há consenso entre os relatórios das empresas: a IDC registrou um aumento de 2,7%, enquanto o Gartner mostrou estatísticas mais modestas, com crescimento de apenas 1,4%.

A divergência se deve às metodologias diferentes que as consultorias utilizam para rastrear as vendas de PCs. Na IDC, os dados incluem Chromebooks, enquanto tablets com Windows, mesmo aqueles com teclados destacáveis como o Surface Pro, ficam de fora. Já o Gartner conta os tablets com suporte a Windows como PCs, mas exclui da contagem os Chromebooks e tablets sem o sistema operacional da Microsoft.

Apesar de o relatório da IDC apontar os Chromebooks como responsáveis pela alta nas vendas, o do Gartner apontou que PCs e Macs comuns também influenciaram os números. Os PCs corporativos com Windows 10 representaram a fatia de vendas mais importante no último trimestre: “O crescimento das vendas de PCs no segundo trimestre de 2018 foi impulsionado pela demanda no mercado de negócios, que foi compensada pela queda dos embarques no segmento de consumo”, disse Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner. “No segmento de negócios, o momentum do PC irá enfraquecer em dois anos, quando o pico de substituição para o Windows 10 passar”.

A análise de que atualizações corporativas estão aumentando as vendas de PCs é corroborada pela IDC: “Embora os PCs tradicionais possam não ser o dispositivo padrão para muitos cenários de uso, o mercado continua a mostrar bolsões de resiliência à medida que a experiência de uso do PC evolui e melhora”, afirmou Jay Chou, gerente de pesquisa da IDC. “Até mesmo certos tipos de desktops estão vendo crescimento em meio a esse ciclo de atualização orientado a negócios”.

Quanto às empresas fabricantes de PCs, é notável em ambos os relatórios que HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer obtiveram aumento nas vendas, enquanto as concorrentes perderam o gás.

Fonte: The Verge, Canaltech

Postagens relacionadas

HP anuncia dois novos Chromebooks educativos com durabilidade militar

Redação 1

CEO da HP abandona o cargo por problemas familiares

Redação 1

Fornecer dados biométricos preocupa 60% dos brasileiros

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com