Tribuna Ribeirão
Artigos

Aprendizado constante e permanente

Todos os dias, em nossas vidas, aprendemos alguma coisa, mas nunca sabemos tudo. A convivência, as relações sociais, profissionais, educacionais sempre trazem algum conheci­mento. É por isso que o aprender não tira folga nunca. Em alguns casos o aprendizado é ainda mais intenso, continuado, mesmo que não seja planejado. Gerir uma cidade da impor­tância de Ribeirão Preto é fonte garantida de adquirir conhe­cimento diário. De lições continuadas.

Quando planejada, a aquisição de conhecimento é muito mais efetiva, com resultados significativamente melhores. É o que faço nesta semana. Participo na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, do curso “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (Acelerando o Crescimento nas Cidades Brasileiras – Progra­ma Especial para Prefeitos Brasileiros).

Trata-se de um curso de liderança política, a convite da Universidade. O grupo é formado por 16 prefeitos brasileiros, que participam do curso a convite da Comunitas, em parceria com a Universidade de Columbia, entidades que custeiam todo o programa, incluindo viagem e hospedagem.

São aulas com importantes professores e especialistas em gestão pública, como Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles; William Eimicke, professor que já atuou como consultor de gerenciamento de inúmeras organizações governamentais e privadas; Marianna Vaidman Stone, diretora adjunta do Gehl Institute at Columbia, organização voltada para a criação de ci­dades para os cidadãos; Thomas Trebat, que possui grande ex­periência em condições econômicas e mercados financeiros na América Latina, especialmente no Brasil; e Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque.

Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora que faço questão de aproveitar cada momento. Quero acu­mular todos os conhecimentos possíveis durante este período de troca de experiências com estudiosos de administração pública e experientes gestores, com o objetivo principal de aplicá-los na gestão de Ribeirão Preto, na melhoria da vida da cidade e na qualidade de vida da população.

Estamos conhecendo ferramentas necessárias à solução de problemas das cidades e aprimoramento de resultados. O foco é liderança, inovação e governança, com temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de traba­lho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

Desde o início de minha gestão tenho reiterado que iremos implantar em Ribeirão Preto as melhores práticas de gestão, as mais adequadas soluções de desenvolvimento e as mais convenientes medidas de sustentabilidade. Não medirei esforços para que isso aconteça.

Vamos “importar”, de onde for possível, tudo o que de melhor encontrarmos no Brasil e no mundo, para que nossa cidade tenha possibilidade de vivenciar as melhores oportunidades.
E nossa gestão vai buscar conhecimento onde ele estiver disponível e acessível. Porque é com informação de qualidade que somos levados a decidir bem, a escolher com grande pos­sibilidade de acerto. E nossa equipe terá o apoio necessário para conhecer experiências bem sucedidas, com especialistas e profissionais que, mesmo detentores de grande conheci­mento, mantêm os olhos no novo, no moderno, no ampla­mente sustentável.

É onde encontraremos êxito. Sucesso necessário para melho­rar nossa cidade e servir de exemplo de gestão comprometida com o que realmente vale a pena: a qualidade de vida das pessoas.

Postagens relacionadas

Começou o “feliz” desmanche: quem ganha?

Redação 1

Paciência até 2022

William Teodoro

Novos passos na melhoria da mobilidade

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com