Tribuna Ribeirão
Política

Ministro do Trabalho Temer aceita pedido de exoneração de Yomura

Em nota à imprensa divul­gada na noite desta quinta-feira, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Tra­balho, Helton Yomura. “O pre­sidente agradeceu sua dedica­ção à frente da pasta”, diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Um dos alvos da terceira fase da Operação Registro Es­púrio, deflagrada hoje (5) pela Polícia Federal (PF), o ministro Helton Yomura prestou depoi­mento na superintendência do órgão, em Brasília, acompa­nhado por seu advogado, e de­pôs por cerca de uma hora. Em nota, o advogado do ministro, César Caputo Guimarães, con­firmou que, em função das investigações, Yomura foi sus­penso de suas funções no mi­nistério e afirmou que todas as medidas jurídicas cabíveis se­riam adotadas para reverter tal medida, determinada pelo Su­premo Tribunal Federal (STF).

Deflagrada no dia 30 de maio para apurar a suspeita de fraudes no registro de sin­dicatos junto ao Ministério do Trabalho, a Operação Registro Espúrio deixou o ministério temporariamente sem coman­do. A pedido da PF e da Pro­curadoria-Geral da República (PGR), o ministro do STF Ed­son Fachin determinou o afas­tamento de Yomura.

A Secretaria Executiva tam­bém se encontra vaga desde que Leonardo José Arantes foi preso, em caráter preventivo, no início de junho. Arantes é sobrinho do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), líder da bancada do PTB, também alvo da investigação da Polícia Federal.

Indicado pelo partido, Yo­mura estava à frente da pasta desde janeiro deste ano – pri­meiro interinamente e, desde 10 de abril, como titular. Antes, ele ocupou a Secretaria Eexe­cutiva do ministério, cargo que assumiu em outubro de 2017.

Advogado por formação, Yomura foi alçado ao coman­do da pasta após a Justiça sus­pender a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado federal e presi­dente do PTB, Roberto Jeffer­son. Hoje, em nota, Jefferson colocou o ministério há anos controlado por sua legenda “ à disposição do presidente Mi­chel Temer”.

Em nota, o advogado César Caputo Guimarães afirmou que Yomura é inocente. “Tendo a certeza de não ter cometido ne­nhum ato ilícito e que suas ações correspondem a uma política de valorização dos trabalhado­res e das instituições, o ministro Helton Yomura, mesmo não sabendo de que atos está sendo acusado, nega veementemente qualquer imputação de crime ou irregularidade”, acrescenta a nota da defesa.

A PF informou que a ter­ceira fase da Operação Regis­tro Espúrio foi deflagrada hoje com o objetivo de aprofundar as investigações sobre uma su­posta organização criminosa suspeita de fraudar a concessão de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.

Atendendo ao pedido da procuradora-geral da Repúbli­ca, Raquel Dodge, o ministro Edson Fachin autorizou o cum­primento de dez mandados de busca e apreensão no Ministé­rio do Trabalho, na Superinten­dência Regional do Trabalho, no gabinete do deputado fede­ral Nelson Marquezelli (PTB -SP) e no apartamento de um assessor do parlamentar, alvo das investigações. Três pessoas foram presas em caráter tempo­rário, mas seus nomes estão em segredo de Justiça.

De acordo com a PGR, ser­vidores da Secretaria de Rela­ções do Trabalho se valiam de seus cargos para viabilizar a atuação dos demais suspeitos, que recebiam facilitações para obter os registros necessários ao funcionamento de sindica­tos. A Operação Registro Es­púrio apura as supostas práti­cas de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro. As duas primeiras fases foram de­flagradas, respectivamente, nos dias 30 de maio e 12 de junho.

Postagens relacionadas

Justiça nega pedido do sindicato sobre vistorias

Redação 1

Câmara autoriza Prefeitura contratar PM´s para trabalho extra

Redação 1

Delator revela ‘milhões em espécie’ para Serra

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com