Em resposta aos vários linchamentos ocorridos recentemente na Índia por veiculação de notícias falsas, o WhatsApp decidiu patrocinar pesquisas relacionadas à desinformação e à propagação das fake news. Premiações de US$ 50 mil (cerca de R$ 195 mil) devem ser distribuídas aos autores de 20 projetos selecionados pela equipe do aplicativo.
Segundo o blog oficial do WhatsApp, será dada preferência a projetos desenvolvidos de forma independente. Além disso, também têm prioridade pesquisadores com doutorado em áreas sociais voltadas à análise de interações sociais ocorridas em ambiente online. Os selecionados serão então convidados a participar de oficinas realizadas pela empresa, ganhando também suporte da equipe do WhatsApp para a condução das pesquisas – embora deva ser concedida ao profissional total autonomia para tocar o projeto.
“O WhatsApp se importa com a segurança de seus usuários e vem buscando aprofundar sua compreensão a respeito de problemas de segurança que as pessoas venham a enfrentar no aplicativo”, disse um representante do app em postagem no Blog do Whatsapp. “Queremos também entender o que mais pode ser feito dentro do WhatsApp e através de parcerias com a sociedade civil para abordarmos estes problemas.”
Candidatos ao Prêmio de Pesquisa WhatsApp podem obter mais informações no blog oficial do aplicativo.