A seleção brasileira entra em campo às 11 horas desta segunda-feira, 2 de julho, para enfrentar o México, pelas oitavas de final da Copa da Rússia, na Arena Samara, na cidade homônima. Por isso, o expediente nas repartições da prefeitura de Ribeirão terá início às 14 horas e vai até as seis da tarde. Todos os servidores dispensados durante o horário dos jogos – são 9.988 no total – terão de compensar as horas paradas, com 60 minutos a mais por dia, observada a jornada de trabalho de cada funcionário. Se o período não for compensado até 31 de outubro, haverá descontos na folha.
Repartições do Estado como o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e o Poupatempo vão atender a partir das 15 horas.O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) sugere aos lojistas que, nesta segunda-feira (2), o atendimento seja das oito às dez horas e das 14 às 18 horas. A entidade explica que devido à importância cultural do evento esportivo para os brasileiros, os comerciantes sigam o horário e façam, caso a caso, as dispensas e compensações com seus colaboradores.
O Novo Shopping vai abrir das dez às 22 horas e propõe que as lojas atendam 30 minutos depois do encerramento da partida – que pode ter prorrogação e pênaltis. O Shopping Iguatemi também vai abrir às dez horas e os lojistas podem optar por atender das dez às 11 horas, mas a abertura será normal meia hora depois do jogo. No Santa Úrsula, a abertura de lojas e da praça de alimentação será facultativa a partir das 14 horas ou uma hora após a partida se houver prorrogação e pênaltis. No RibeirãoShopping, as lojas poderão fechar 15 minutos antes da partida e terão de reabrir 15 minutos após o término.
Bancos
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) orienta que as agências bancárias adotem o expediente das 8h30 às 10h30, com reabertura das 14 às 16 horas. A entidade cita segurança das agências e de transporte de valores para a adoção da medida.