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Pedágios – Tarifas em SP já estão mais caras

Foto: Divulgação

Quem precisa viajar de carro pelo Estado de São Paulo pode se preparar. Desde a zero deste domingo, 1º de julho, as tarifas de pedágio cobradas por 19 con­cessionárias que administram as rodovias estaduais paulistas es­tão 2,85% mais caras, conforme previsto em contrato. O aumen­to tem por base o Índice Nacio­nal de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indexador oficial da inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – acumula­do entre junho do ano passado e maio de 2018.

Em razão dos arredonda­mentos, em quatro praças o reajuste não foi repassado para a tarifa paga pelos usuários: nos trechos Leste e Oeste do Rodo­anel Mário Covas (SP-021) e nas praças de bloqueio de Diadema e Eldorado da Rodovia dos Imi­grantes (SP-160). O aumento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 26 de junho, e divulgados pela Agência de Transporte do Esta­do de São Paulo (Artesp).

Desde 1998, início das con­cessões em São Paulo, o rea­juste é aplicado todo dia 1º de julho, data estipulada nos con­tratos de 19 concessionárias de rodovias paulistas. Já nas duas concessões mais recentes, En­trevias e ViaPaulista, iniciadas no ano passado, a correção será aplicada nas datas de aniversá­rio dos contratos.

Em 18 de maio, a Entrevias assumiu a administração de quatro trechos na região de Ri­beirão Preto, em substituição à Vianorte (Grupo Arteris), e as motocicletas passaram a pagar tarifa – eram isentas. Na praça da Rodovia Atílio Balbo (SP- 322), em Sertãozinho, o valor da tarifa para os carros caiu de R$ 6,50 para R$ 5,70 (desconto de R$ 0,80) para pagamento ma­nual e para R$ 5,41 (menos R$ 1,09) no sistema automático.

Para motos, que usa o mé­todo semiautomático, custa R$ 2,90. Na Rodovia Armando Sal­les Oliveira (SP-322), em Pitan­gueiras, a cobrança manual os aumotóveis caiu de R$ 8,50 para R$ 7,30 (desconto de R$ 1,20) e a automática baixou para R$ 6,93 (menos R$ 1,57). Os motociclis­tas pagam R$ 3,70.

Na praça da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sales Oliveira, a tarifa para pagamento manual caiu de R$ 10,70 para R$ 9 (desconto de R$ 1,70) e automática foi para R$ 8,55 (menos R$ 2,15). As motos pagam R$ 4,50. Na mesma estrada, mas na praça de Ituverava, o valor para au­tomóveis no sistema manual baixou de R$ 13,10 para R$ 11 (abatimento de R$ 2,10) e no automático caiu para R$ 10,45 (menos R$ 2,65). Os motoci­clistas pagam R$ 5,50.

O motorista vai gastar R$ 62,30 com pedágio em uma via­gem de ida entre Ribeirão Preto e São Paulo – R$ 124,60 no total. Na região, as tarifas mais caras ficam na Rodovia Antônio Ma­chado Sant´Anna (SP-255), em Guatapará, praça administra­da pela Autovias, e na Rodovia Washington Luis (SP-310), em Araraquara, concedida a AB Triângulo do Sol.

Em Guatapará, subiu de R$ 14 para R$ 14,30, e em Arara­quara saltou de R$ 15,70 para R$ 16,20. A tarifa mais barata fica na Rodovia Atílio Balbo, em Sertãozinho, agora administrada pela Entrevias – custa R$ 5,70. A malha sob administração da ini­ciativa privada no Estado de São Paulo tem 6,9 mil quilômetros de extensão, concedidos a 21 empresas. Na região de Ribeirão Preto são 720 quilômetros de es­tradas sob a responsabilidade de quatro concessionárias – Auto­vias (Grupo Arteris), Entrevias, Tebe e AB Triângulo do Sol.

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