Tribuna Ribeirão
Geral

Moraes nega pedido de liberdade de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ale­xandre de Moraes decidiu negar pedido de liberdade feito pela defesa do ex-pre­sidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro também re­jeitou outro pedido para que o recurso seja julgado pela Segunda Turma da Corte, e não pelo plenário.

A defesa de Lula recorreu da decisão do relator do pedido de liberdade, ministro Edson Fachin, que, na sexta-feira (22), enviou pedido de liberdade ou prisão domiciliar do ex-pre­sidente para julgamento pelo plenário, e não na turma, como queria a defesa.

No colegiado, há maioria de três votos a favor de mudar o entendimento que autoriza pri­são após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. A turma é formada pelos minis­tros Gilmar Mendes, Dias Toffo­li, Ricardo Lewandowski, além de Fachin e Celso de Mello.

Ao justificar o envio, Fachin disse que a questão deve ser tra­tada pela Corte por exigir aná­lise do trecho da Lei da Ficha Limpa que prevê a suspensão da inelegibilidade “sempre que existir plausibilidade da preten­são recursal”.

Na sexta-feira (29), a defesa de Lula, em novo recurso ao próprio Fachin, afirmou que análise da questão não foi soli­citada, e Fachin deve rever sua justificativa.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos cri­mes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP) e teve a pena exe­cutada pelo juiz federal Sergio Moro após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça, conforme definiu o STF.

Com a confirmação da con­denação na Operação Lava Jato, o ex-presidente foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que im­pede a candidatura de condena­dos pelos órgãos colegiados da Justiça. No entanto, Lula ainda pode ser beneficiado por uma liminar e disputar as eleições.

Fora da pauta
Cármen Lúcia divulgou, também nesta sexta-feira, a pauta do tribunal para o mês de agosto e não incluiu o recurso de Lula entre os processos previstos para julgamento. Isso, porém, não a impede de colocar o tema para votação em qualquer ses­são ao longo do mês.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

William Teodoro

Caixa abre processo seletivo para estágio

William Teodoro

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com