Desde o início de junho, a prefeitura de Ribeirão Preto mantém trechos interditados da avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central da cidade, para construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso que vão ligar o Centro aos bairros Campos Elíseos e Jardim Mosteiro. Comerciantes da região reclamam, dizem que o movimento caiu porque vagas de estacionamento foram suspensas e as obras dificultam o trabalho de carga e descarga – a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) montou um esquema para não prejudicar os empresários.
Nesta quinta-feira, 28 de junho, quem teve dor de cabeça foi o motorista que decidiu passar pela avenida, principalmente no trecho da rua José Bonifácio, onde está sendo construída uma ponte que ligará a via à rua Paraíba. Operários da empresa responsável pela intervenção, a V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), que venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões, depositou material de construção no local e sobrou apenas uma pista para o tráfego de veículos. O tráfego ficou lento nos horários de pico.
Durante o dia, agentes da Transerp permanecem nos trechos para orientar os motoristas. A empresa também já divulgou rotas alternativas e transferiu pontos de parada de ônibus. Mesmo assim, o fluxo de veículos é grande na avenida, uma das principais da cidade. Comerciantes e motoristas vão precisar de paciência: a previsão para conclusão das obras é de seis meses, em dezembro, com possibilidade de entrega em janeiro de 2019 – geralmente as obras param no período de chuvas.
A segunda ponte vai ligar as ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré. A terceira unirá a Barão do Amazonas e Benjamin Constant. Para a instalação do canteiro de obras foi necessária a interdição de faixas de rolagem nos dois sentidos da avenida. As pontes terão grande importância, melhorando a segurança dos pedestres e a fluidez do trânsito no local e de outras ruas, como a Liberdade e a avenida da Saudade.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas acompanha o desenvolvimento das construções e a Transerp está atenta às mudanças. Há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre. As demais são para 2019. No total, estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município.
A maior parte será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), que prevê investimento de R$ 310 milhões, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.
No dia 6 de junho, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou que até o início de julho será lançado mais um edital de licitação com um “pacotão” de cinco obras. São dois viadutos, dois corredores de ônibus e uma ponte avaliados entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões.