Tribuna Ribeirão
Geral

Marco Aurélio manda soltar Eduardo Cunha

Na véspera do recesso do Ju­diciário, o ministro Marco Auré­lio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ) em decisão liminar divulgada nesta quinta- feira, 28. No entanto, o ex-pre­sidente da Câmara dos Depu­tados continuará preso por ter outros três decretos de prisão contra ele que continuam em vigor – mas também são alvos de questionamentos na Justiça.

Em 2 de junho de 2017, o juiz da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte impôs a pri­são preventiva de Cunha, em função do alegado cometimen­to dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O processo em questão diz respeito às acusações de que Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) teriam recebido vantagens in­devidas das empreiteiras OAS, Carioca Engenharia, Andrade Gutierrez e Odebrecht em troca de suposta atuação política favo­rável a essas empresas.

A defesa de Cunha disse ao STF que a denúncia do Minis­tério Público Federal (MPF) baseia-se em fatos pretéritos, e não contemporâneos, além de ressaltar que Cunha “não será candidato nas próximas elei­ções, nem mesmo registrará candidatura”.

Condenações
Em junho deste ano, a Justiça Federal do Distrito Federal con­denou Cunha a 24 anos e 10 me­ses de reclusão, em regime ini­cialmente fechado, em processo derivado da Operação Sépsis, que investiga desvios no Fundo de Investimento do FGTS. Esse caso ainda não passou pela se­gunda instância da justiça.

Cunha também já foi con­denado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Na oca­sião, em novembro do ano pas­sado, o tribunal reduziu em 10 meses a pena do ex-deputado. O emedebista havia sido conde­nado a 15 anos e 4 meses pelo juiz federal Sérgio Moro pelos crimes de corrupção passiva, la­vagem de dinheiro e evasão de divisas. O caso é o da compra de um campo petrolífero em Be­nin, na África, pela Petrobras, em 2011 – transação que teria garantido propina de US$ 1,5 milhão para Cunha.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Deixar menor de 12 anos sozinho no veículo ou em condomínio pode dar multa

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com