Tribuna Ribeirão
Turismo

Eurásia A nova e a velha Istambul

Cortada ao meio pelo Es­treito de Bósforo e servindo como ligação entre os conti­nentes asiático e europeu há centenas de anos, a intrigante cidade turca de Istambul ofe­rece o melhor de dois mundos: o contemporâneo e o antigo. Pensando nisso, a Regent Se­ven Seas Cruises fez uma cura­doria e indica cinco programas para experimentar um pouco dessa excepcional dualidade, através de passeios já inclusos nos roteiros.

Experimentar um clássico da gastronomia local é a pri­meira das experiências e, para isso, uma amostra do típico meze no famoso Meze by Le­mon Tree é a escolha ideal. Meze é uma grande parte da experiência de jantar na Tur­quia, e o prato popular – co­nhecido como aperitivo – ga­nha um toque tradicional, porém moderno, no renomado meyhane (taverna turca). Para não se desviarem da autêntica cozinha turca, os chefs Gencay e Gülabi misturam ingredien­tes clássicos aos seus pratos experimentais e oferecem di­versas opções acompanhadas de deliciosos vinhos turcos da região de Tekirdag.

Experimentar um banho turco é a experiência número dois. Um símbolo da cultura turca e uma das tradições mais antigas do país – remontando ao século XIV – é indispensá­vel tomar um banho quente ao melhor estilo do povo local em um dos hammans da cida­de. Geralmente localizados em edifícios com os icônicos arcos e abóbadas de mármore, o Ca­galoglu Hamami, o Cemberli­tas Hamami e o Four Seasons no Bosporus oferecem o me­lhor da tradicional experiência de banho turco.

Jantar em uma fabulosa cozinha turca e aproveitar um show de dança do ventre, com suas dançarinas em suas colo­ridas vestes, é a terceira indica­ção da RSSC. Na sequência um tradicional grupo folclórico da Anatólia toca músicas que datam de centenas de anos. A tradição da música, conhecida como halk muzigi, que signi­fica “a música do povo”, ofere­ce uma visão única da cultura otomana.

Explorar o arquipélago no Mar de Mármara, conheci­do como as Ilhas Príncipe, é a quarta dica. Em um passeio de barco de uma hora até a idílica Büyükada é possível desfrutar de um mergulho ou caminhar até o ponto mais alto e contemplar a vista do mosteiro ortodoxo grego Aya Yorgi (São Jorge). Os aficionados por história podem desfrutar de um passeio pela rua Cankaya, onde viveu o famoso político russo Leon Trotsky.

O show de luzes em Sulta­nahmet é a última das indica­ções, mas nem de longe é a me­nos interessante. Situado entre a Hagia Sophia e a Blue Mos­que (Mesquita Azul) no Parque Sultanahmet, o céu noturno é iluminado com um sonoro e colorido espetáculo de luz nas noites de verão. Uma visita a majestosa Mesquita Azul, que incorpora o melhor da arquite­tura e arte do Império Otoma­no e Bizantino, encerra o pas­seio com chave de ouro.

Postagens relacionadas

Israel, o país onde Jesus nasceu, viveu e morreu!

Redação 1

Tendência é de voos domésticos em 2021

William Teodoro

Seychelles, o arquipélago que abraça a sustentabilidade 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com