Tribuna Ribeirão
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Os 45 anos do Ford Maverick

Em 19 de junho de 1973, o motorista brasileiro conhe­ceu um carro de capô longo e traseira curta que, 45 anos depois, é um ícone entre os esportivos nacionais: o Ford Maverick. No sistema do Departamento Estadu­al de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), constam 7.384 exemplares do modelo regis­trados no Estado – são 140 somente em Ribeirão Preto, a quinta cidade paulista com maior número, atrás da capi­tal (2.667), Campinas (322), São Bernardo do Campo (157) e Santo André (146).

Do total do Estado, 486 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores. Para isso, é preciso ainda manter boa parte das características originais. De início, o carro – lançado Ford para concorrer com o Opala, da General Mo­tors – veio em três versões, todas duas-portas. Em no­vembro do mesmo ano, sur­giu o modelo quatro-portas. Mais em conta delas, a Super custava Cr$ 27.284,00 – cerca de R$ 19 mil, em valores atu­alizados pelo Índice de Pre­ços ao Consumidor da Fun­dação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe).

A Super Luxo, com mais cromados e pneu sem câma­ra, saía por Cr$ 30,558,00 – aproximadamente R$ 28 mil pelo IPC-Fipe. E a GT, top de linha, que trazia faixas adesi­vas e um potente motor V8 por Cr$ 39.398,00 (cerca de R$ 36 mil). Apesar de bem recebido, o Maverick tam­bém teve críticas: alto consu­mo de combustível e pouco espaço no banco traseiro.

Em 1974, foi lançada ini­cialmente para competições automobilísticas a versão Quadrijet (nome empresta­do de seu novo carburador), que tinha um motor ainda mais potente. Pouco depois, ela também chegou às lojas. A montadora encerrou a pro­dução do Maverick no Brasil em 1979. No total, foram pro­duzidas 108.106 unidades.

Hoje, o carro atrai admi­radores e colecionadores. Em sites especializados, é possível encontrar unidades à venda por valores que ultrapassam R$ 100 mil. Em tempo, uma curiosidade: o nome Mave­rick deve voltar às ruas, mas como um utilitário. A nova aposta da Ford ainda não tem data para lançamento.

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