Policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Ribeirão Preto apreenderam mais de 100 quilos de maconha no final da tarde desta sexta-feira, 15 de junho, na rua Itaguaçu, no bairro Ipiranga, Zona Norte da cidade. Segundo informações do delegado Eduardo Martinez, o local era investigado havia 25 dias. Foram apreendidos 120 tijolos da droga, duas prensas e uma balança de precisão. Ninguém estava no local no momento da diligência. A investigação sobre os envolvidos no tráfico prosseguem.
A Polícia Civil, através da Dise e da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), já “tirou” de circulação mais de uma tonelada de entorpecentes entre maio e meados deste mês. No dia 6, os policiais apreenderam 50 quilos de maconha e 48 comprimidos de ecstasy em uma casa no bairro Campos Elíseos, Zona Norte da cidade.
No dia 4, a Dise deflagrou a Operação Espártaco e desmantelou três organizações criminosas que agiam nas zonas Norte e Leste da cidade e também comandavam o tráfico em Jardinópolis, Orlândia, Pradópolis e Dumont. Segundo estimativa da Polícia Civil, os grupos movimentavam cerca de R$ 900 mil por mês com a venda de entorpecentes – aproximadamente R$ 10,8 milhões por ano.
Desde fevereiro deste ano, as investigações apontavam para 30 suspeitos de integrar os grupos nos bairros Jardim Salgado Filho e Vila Carvalho, na Zona Norte, e Parque São Sebastião, na Zona Leste de Ribeirão Preto. Doze dos acusados já estavam presos, mais 14 foram detidos nesta semana.
A operação contou com a participação das Delegacias Seccionais de Sertãozinho, Araraquara, São Carlos, Franca e Barretos. Cerca de 100 policiais e 30 viaturas foram envolvidos para para cumprir 20 mandados de busca e apreensão e 18 de prisões temporárias, expedidas pela 2ª Vara Criminal de Ribeirão Preto.
A Polícia Civil apreendeu 273 quilos de maconha em uma residência no Parque Residencial Lagoinha, Zona Leste da cidade. Antes, no final de maio, prendeu um suspeito no bairro Antônio Marinceck, Zona Norte, com 128 quilos de maconha em tijolos. Em 16 de maio, agentes da Dise apreenderam 200 quilos da droga e prenderam um casal na avenida Marechal Costa e Silva, na Vila Carvalho, Zona Norte. No dia 23, apreendeu mais 200 quilos de maconha no Parque São Sebastião, Zona Leste.